Analisando-se a vastíssima bibliografia da auto-ajuda, sem grande esforço, percebe-se um segmento de incontáveis livros que ensina as mais diversas formas e caminhos para o bem-estar, o sucesso e a riqueza. Viver rico, excluindo alguns problemas inerentes à classe, não chega a ser tão difícil nem se faz necessário qualquer ginástica para suplantar o dia a dia. Artista, sob todos os aspectos, é ganhar um salário-mínimo no Brasil e ter que alimentar a família, pagar aluguel, comprar material escolar, pagar transporte, comprar remédios e ainda freqüentar a praia ou o futebol nos finais de sema-na. Impressionante é você conversar com um vendedor ambulante de um produto falsi-ficado e ouvir dele que dalí ele tira o sustento da família, mantém a filhinha de 6 anos na escola e ainda junta alguns trocados para visitar os familiares no interior durante os festejos do Natal. Realizar todas estas tarefas com a alegria de viver, sem nenhuma re-volta e sempre encarando com um sorriso as adversidades é, sem dúvida, uma arte.
Na minha atividade profissional de geólogo de campo, por circunstâncias do trabalho, mantive durante mais de três décadas contato direto com pessoas paupérrimas de quase todos os estados brasileiros, a maioria vivendo o que chamam agora, abaixo da linha de pobreza. Porém, abaixo desse parâmetro miserável, havia algo que transcendia todas as teorias sociais que tentassem explicar aquele comportamento humano. Apesar da pobreza, a maioria tinha prazer de viver, havia compreensão e confiança, respeito para com aquela condição social e sempre presente, a esperança em dias melhores.
Entre muitas personagens com esse perfil, conheci no interior do Ceará o casal Dudé e Rosa. Dudé, agricultor, analfabeto, havia sido contratado pela nossa equipe de prospecção mineral, para trabalho braçal - abrir picadas e trincheiras com uma diária de 10 reais. Rosa era professora municipal e ganhava 1/3 do salário mínimo para ensinar as primeiras letras a 12 crianças que moravam na redondeza.
Era um ano de seca e aquela atividade para Dudé era, segundo ele, um presente dos céus. No final do dia, antes do por do sol, eu e a equipe de pesquisa nos recolhíamos no pequeno alpendre da casa de taipa onde Dudé morava com a mulher e dois filhos. Era a oportunidade para se discutir as atividades daquele dia e traçar os planos para o seguinte. Em um início de semana, Rosa, confidencialmente. me mostrou uma carta procedente da prefeitura, o órgão responsável para elaborar a lista de famílias que parti-cipariam do "bolsão", uma ajuda oficial para as vítimas da seca. A correspondência in-formava sem rodeios que Rosa e o seu esposo estavam impedidos de participar do bol-são. Ela por ser "funcionária" municipal; ele por ter um emprego temporário. O mais trágico disso tudo era que o valor do bolsão era bem maior que o ínfimo salário que ela recebia da prefeitura na condição de professora e daí a grande dúvida: "deixar de ensi-nar para ter direito ao bolsão". Rosa, segundo as autoridades municipais, estava diante da versão miserável do acúmulo de cargos ou funções. Embora o bolsão tivesse a du-ração de seis meses, o montante deste período era maior que o salário anual de Rosa. Indignada com aquele inusitada situação, a humilde professora tomou uma decisão lou-vável - optou continuar ensinando! Segundo ela própria, aquela era a sua sina.
Aquela atitude exemplar da humilde professorinha, o tempo jamais conseguiu apagar da mente daquela equipe de pesquisa. Duas décadas se passaram e infelizmente, pouca coisa mudou daquele sombrio quadro social. Mudaram alguns políticos e o nome da pretensa ajuda aos miseráveis!
Ailton Salviano
O Mossoroense
sábado, 30 de outubro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Ageu dos Santos comandará o Sousa em 2011
Sousa, PB - O treinador Ageu dos Santos que comandou o Botafogo de João Pessoa no inicio do Campeonato Paraibano deste ano, será o novo comandante técnico do Sousa Esporte Clube em 2011, em especial nos jogos do Campeonato Estadual que serão iniciados na segunda quinzena de janeiro.
As informações foram passadas com exclusividade ao site Futebol Sertanejo na noite desta segunda-feira (25), através do presidente do clube Aldeone Abrantes, que disse “No momento estou empenhado apenas na campanha política para Governo do Estado, mas a partir de 5 de novembro voltarei a me dedicar ao Sousa, mas antes quero confirmar a contratação do treinador Ageu dos Santos para comandar os trabalhos técnicos do nosso time em 2011”, finalizou o presidente.
Fonte: futebolsertanejo.com
Minha primeira postagem.
Como primeira Postagem nesse espaço virtual, quero compartilhar com os leitores, um Salmo de muito significado pra mim. É o Salmo 133. Nas postagens seguintes, quero dilvulgar muita coisa que ajude o próximo a construir, a crescer, a se manter informado, sempre de modo imparcial com acontecimentos e noticias do nosso dia-a-dia.
Abraço;
Cid Guimarães.'.
"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133.
Pensamento: É na comunhão que o Espírito de Deus é derramado sobre a nossa cabeça, purificando os pensamentos, ungindo nossos olhos, ouvidos, boca e todo o nosso corpo. É na união que passamos a experimentar uma vida cheia do Espírito Santo, do amor de Deus e da paz que só Jesus pode trazer ao nosso coração. Andar cheio do Espírito Santo é amar ao próximo, servindo o irmão, ajudando o necessitado, socorrendo os feridos e levantando os caídos... Andar cheio do Espírito Santo é perdoar e amar o irmão, ter comunhão com ele, compartilhando as vitórias e as lutas também, é viver uma vida em unidade com a igreja, todos juntos com o mesmo propósito, levar o amor de Cristo para aquelas almas que ainda não foram alcançadas.
Oração: Senhor Deus, mais do que tudo, o meu maior desejo é que o Seu Espírito Santo esteja sobre minha vida. Assim como o óleo que estava sobre Arão, da cabeça aos pés, derrama sobre mim uma boa medida, recalcada, transbordante, para que eu possa experimentar cada dia mais do Seu amor. Ensina-me a viver em união com meus irmãos, servindo-os e compartilhando aquilo que o Senhor tem me confiado. Obrigado pela vida destas pessoas maravilhosas que o Senhor tem colocado ao meu redor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)