quarta-feira, 30 de abril de 2014

TRONO E O SÓLIO



Saudações estimados Irmãos,
o Venerável assenta-se no Trono ou no SÓLIO?

Se você respondeu no Trono, acertou; no Sólio, também acertou. Mas se respondeu no Trono que está no Sólio cometeu uma enorme redundância; o mesmo que, subir para cima e descer para baixo.

 Certamente foi lhe instruído que, o Primeiro Diácono fica abaixo do Sólio, e o Sólio é onde fica a cadeira do Venerável, do ex-Venerável e da maior autoridade maçônica presente.

 Devo abrir um parêntese para explicar que esta informação é passada principalmente no Rito Escocês, mas há alguns ritos que não fazem menção do Sólio e às vezes, nem dos diáconos e da divisão entre ocidente e oriente.

 O uso do palavra SÓLIO, como mobiliário de uma Loja Maçônica é corretíssimo, pois quer disser "assento do Rei", "Trono" se levarmos em consideração que fazemos analogia entre a Loja Maçônica e o Templo de Salomão, nada mais plausível que chamemos a cadeira do Venerável Mestre de Trono de Salomão ou se quiserem Sólio de Salomão.

Eu, particularmente, prefiro a palavra Sólio, Trono, dá-nos idéia de Realeza, Poder Temporal, Luxo, já, Sólio está mais ligado aos aspectos espirituais. Palavra de origem latina que designa assento elevado, por metonímia: poder ou autoridade real.

O mais famoso dos Sólios é o Sólio estelífero que enfeita o teto de nossas Lojas e talvez o mais poderoso seja o Sólio Pontifício que é a Cadeira de São Pedro (não se usa o termo Trono de São Pedro). Tendo a oportunidade de ir ao Vaticano, visite a Igreja de São Pedro. Conte os degraus que elevam o Sólio Pontifício, de onde o Papa celebra as missas, irá encontrar sete degraus.

 Não são quatro mais três, são sete degraus diretos, mesmo assim lembram alguma coisa! Fico a pensar, em quanta Força é necessária para um homem alcançar o Sólio, não força bruta, mas, Força de Vontade, Determinação.

É possível que use a Força do Bom Propósito. Dotado dessa força, cabe estão o Trabalho. Um trabalho social e moral, onde o enquadramento do indivíduo resultará num ganho para a sociedade, para o tanto ele deverá recorrer a Ciência para transpor um nível e favorecer a disposição da alma para a pratica do Bem, que é realmente a Virtude. Virtuoso alcançará um grau de Pureza, pois somente os puros, podem ser um foco de Luz, e fazer prevalecer a Verdade em nossa Sublime Ordem.

Apenas como curiosidade: O Trono de Salomão era grande, todo em marfim finamente trabalhado e coberto de ouro puríssimo, o espaldar do trono ao alto era redondo; de ambos os lados tinha braços junto ao assento, e dois leões junto aos braços. Também havia doze leões um em cada extremidade lateral dos degraus. Nunca houve um trono tão bonito em nenhum outro reino..

O Trono ficava sobre um estrado de seis degraus (Liv. dos Reis). O objetivo deste pequeno artigo é aguçar a curiosidade dos Irmãos, aos estudos. Qual a sua resposta para essa pergunta: - Se o Sólio de Salomão ficava no alto de seis degraus, por que o do Venerável fica no alto de sete degraus? Faça uma pesquisa e quando ela estiver pronta, leve para sua Loja enriquecendo seu Quarto de Hora de Estudos.

Lembre-se independente do Grau ou de Cargos somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.

Trabalhos Maçônicos
Fatos maçônicos para o dia 30 de Abril:
1789 - Ir.'.George Washington tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos

 
1814  - Rito Antigo e Primitivo de Memphis em 1814 o Irmão Samuel Honis introduziu o Rito na França. A primeira Loja do Rito foi fundada em Montauban a 30 de abril de 1815, pelos Maçons Marconis de Négre, Baron Dumas, Marquis de Laroque e Hipólito Labrunie. Esse rito tem acentuada característica filosófica e hermética.

1822 - Gonçalves Ledo em seu jornal Revérbero Constitucional, desperta enorme entusiasmo ao sugerir abertamente que D.Pedro proclame a independência.
 
1930 - General José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos ascendendo ao cargo de grão-mestre adjunto do Grande Oriente Lusitano Unido – Maçonaria Portuguesa (6 de Dezembro de 1928) e, por fim, ao posto máximo de Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano Unido – Maçonaria Portuguesa (30 de Abril de 1930), do qual se demite em 21 de Maio de 1935.
  
1970 - Fundado o SC do Iran, fechado pelos fundamentalistas muçulmanos e reaberto no exílio em 1988.Acontecimentos para o dia 30 de Abril:
Dia do Ferroviário - O ferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.
 
Fim da Guerra do Vietnã Em 1975, quando se completa a retirada norte-americana, o regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Até que, no dia 30 de abril, os comunistas tomam a cidade de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã. Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh.
 
1531 - O português Martín Alonso de Souza desembarca no lugar que, mais tarde, seria a cidade do Rio de Janeiro.

1776 - Nasce Nicolas Rodríguez Peña, herói da independência argentina.

1789 - George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1870 - O novo regime francês, uma espécie de monarquia parlamentar, não o impedediu Napoleão de recorrer à repressão: sob o pretexto de controlar supostos "complôs", o governo manda prender e processar todos os integrantes da Internacional na França.

1803 - Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 80 milhões de francos.

1897 - O físico britânico Joseph John Thompson anuncia o descobrimento do elétron, partícula elemental do átomo.

1900 - O governo norte-americano outorga às ilhas do Hawaí o estatuto de território vinculado aos Estados Unidos.

1896 - O Senado argentino celebra sua primeira sessão no prédio especialmente construído para abrigar a instituição.

1932 - Com a abertura do ano letivo, a Faculdade de Direito do largo São Francisco, em São Paulo (Brasil), iniciou o tradicional trote: o cortejo de alunos ridicularizava vários líderes do tenentismo que apoiavam Getúlio Vargas. O povo gostou do que viu e engrossou o cortejo, transformando-o em manifestação política.
 
1933 - O presidente peruano Luis Sánchez Cerro é assassinado em Lima.

1939 - A Exposição Universal é inaugurada em Nova York.

1942 - Um avião brasileiro recebe o nome do patriarca da imprensa no país, Hipólito José da Costa, dentro da Campanha Nacional da Aviação Civil, de Assis Chateaubriand.
 
1945 - O ditador da Alemanha Adolf Hitler e sua mulher Eva Braun se suicidaram. Os corpos foram cremados em Berlim.
 
1946 - Um decreto proibiu o jogo e ordenou o fechamento de cassinos no Brasil.

1948 - É fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) na IX Conferência Interamericana, realizada em Bogotá (Colômbia).

1973 - Morre o poeta argentino Aldo Pellegrini.

1975 - O regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Os comunistas tomam Saigon em 30 de abril de 1975, pondo fim à Guerra do Vietnã.
 
1981 - Uma bomba explode no centro de eventos Riocentro, em Jacarepaguá, no Rio, durante um show de música em comemoração ao Dia do Trabalho. A bomba explodiu dentro de um Puma ocupado pelo capitão Wilson Luiz Chaves Machado, que se feriu, e pelo sargento Guilherme Pereira do Rosário, que morreu no local.

1984 - O Ministro da Justiça colombiano, Rodrigo Lara Borilla, é assassinado em Bogotá (Colômbia) pela máfia de traficantes, a qual ele combatia energicamente.
 
1986 - Explodiu um reator da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. O vazamento de radiação foi mais intenso que o da bomba de Hiroshima. Morreram no acidente de 7 a 10 mil pessoas. 

1987 - O ministro de Exterior da Nicarágua, o sacerdote Miguel d'Escoto, recebe o Prêmio Lenin da Paz.

2001 - O primeiro turista espacial da história, o milionário norte-americano Dennis Tito, chega à Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz TM-32.
  Curiosidades:
 
Ano:2014
Década:2010
Século:XXI
Milênio:

(30 de Abril) é o 120.º dia do ano no calendário gregoriano (121.º em anos bissextos). Faltam 245 dias para acabar o ano.
 

A origem do azul



A coloração azul tem diferentes significados e uma história bastante curiosa!

As cores são um elemento cotidiano
capaz de revelar muitos aspectos de uma mesma cultura. Frequentemente, vemos que uma pigmentação é associada a um certo estado de espírito. Nas línguas anglo-saxônicas, “estar azul” significa entregar-se à tristeza. Para nós brasileiros, em contrapartida, o azul é utilizado para toda situação em que fatos acontecem conforme o esperado. Em várias outras culturas, a cor da roupa pode ser um instrumento capaz de repassar um amplo número de informações.

Quando falamos aqui da “origem do azul”, não temos condições de falar sobre a exata data em que essa cor foi inventada. Na verdade, os diferentes povos espalhados pelo mundo empregavam técnicas, plantas, óleos e outras substâncias para a obtenção deste mesmo tom. Há cinco mil anos, os egípcios usavam uma pedra semipreciosa (lápis lazuli) para fabricar tal coloração. Em contrapartida, os romanos, não acostumados com a cor, faziam questão de associá-la aos olhos claros dos bárbaros.

No período medieval, o vermelho, o preto e o branco eram ostensivamente utilizados para a construção de iluminuras e outros tipos de telas. O uso do vermelho nas roupas indicava a condição de nobreza de um indivíduo. Os camponeses e pessoas com menos condições financeiras faziam o uso de tecidos azuis. Para se obter a cor, era promovida a extração de um pigmento chamado “ísatis” ou “pastel-de-tintureiro”.

Nessa época, os artesãos deixavam a planta fermentando com a urina humana. Algum tempo depois, alguns observaram que a adição de álcool poderia acelerar a reação. Com isso, vários artesãos se embebedavam com a desculpa de que tinham de tingir um tecido de azul. Ao longo do tempo, essa prática fez com que os alemães associassem a embriaguez com a expressão “ficar azul”.

No contexto das grandes navegações, os europeus
conheceram o pigmento índigo indiano, obtido com o uso de uma planta oriental. Antes disso, os europeus tinham grandes dificuldades para produzir tintas azuis, já que a escassez de pedras de lápis lazuli era tremenda. Visando à proteção de seus interesses comerciais, muitos mercadores dessa época instituíram a proibição da comercialização de tecidos azuis que não fossem fabricados a partir da ísatis.

No século XVIII, uma experiência com a oxidação de ferro acabou oferecendo acidentalmente o pigmento azul-da-prússia. Do ponto de vista econômico, a descoberta veio a baratear os processos de tingimento e a própria fabricação das tintas empregadas na fabricação de quadros e telas. Vivendo já o contexto da Revolução Industrial, vemos que o desenvolvimento da
química proporcionou a fabricação de vários tons e cores manipulados artificialmente. Incluindo o azul!

Colaboração do Irmao Gabriel Campos

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Como se entregar a Jesus...






"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10:9)



A oração para salvação é apenas uma estrada para um novo nascimento em Jesus Cristo. Para nascer de novo você precisa confessar Jesus como Senhor e acreditar que Ele o é. Quando você O convida para morar no seu coração, você está fazendo dEle Senhor da sua vida.



Se você decidiu se arrepender dos seus pecados e receber a Jesus hoje, bem-vindo à família de Deus.



Faça esta oração:



"Deus, eu reconheço que não tenho vivido minha vida para Ti até agora. Tenho vivido para mim mesmo e isso é errado. Preciso de Ti em minha vida; eu Te quero em minha vida. Eu reconheço o trabalho completo de Seu Filho Jesus Cristo em ter dado Sua vida por mim na cruz do Calvário. Eu desejo muito ter o perdão que tens oferecido a mim tão livremente através do Seu sacrifício. Entre na minha vida agora, Senhor. Faça morada no meu coração e seja meu Rei, meu Senhor e meu Salvador. De hoje em diante, não serei mais controlado por meu pecado, ou pelo meu desejo de agradar a mim mesmo, mas seguirei a Ti todos os dias da minha vida. Esses dias estão nas Tuas mãos. Por isso eu oro, no nome precioso e santo de Jesus, amém."



Gloria Deus pela sua vida!



Nesse momento há festa nos céus por tua causa! O Senhor Jesus disse que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15.10).



Agora aprenda mais sobre o plano de Deus para sua vida! Leia a bíblia!
Fatos Maçonicos para o dia 27 de Abril: 1727 - Ata da Loja Swan and Rummer (cisne e copázio), traz a primeira referência em Loja Regular ao Grau de Mestre que se conhece.
1737 - Nasce Ir.'. Edward Gibbons, famoso Irmão historiador inglês, autor de Decline and Fall of the Roman Empire (Declínio e Queda do Império Romano). 1872 - Violento discurso de Ir.'. Saldanha Marinho, Grão-Mestre do GO dos Beneditinos, contra a Igreja, é publicado de forma a aparentar ser de autoria do GO do Brasil.  1892 - Fundado o SGC MRA da Nova Zelândia.
1899 - Fundado o SC do Chile.
1937 - Tudo começa há mais de 75 anos quando um grupo, liderado pelo Irmão Ernest Cunnigham, numa sessão extraordinária da Mark Well Lodgeof Mark Master Masons N⁰ 897, em Londres, no dia 26 de agosto de 1936 recebe os segredos de Mestre Instalado. O grupo retorna ao Brasil com uma carta patente datada de 21 de julho de 1936 permitindo a St. Paul’s Lodge N⁰ 961 se reunir em São Paulo, sob os auspícios da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca da Inglaterra. No dia 27 de Abril de 1937 na Rua Tabatinguera n° 37 é consagrada a Loja e sua condução é entregue ao Irmão Cunnigham.

2000 - Obedecendo os Estatutos do Supremo Conselho, o SG Comendador Luis Fernando Rodrigues Torres não mais permite que um Membro efetivo seja simultaneamente parte da administração de Potência Simbólica, o que origina a hostilidade da GLMERJ.

Outros acontecmentos para  o dia 27 de Abril:

Execução de Mussolini Benito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, morre em 28 de abril de 1945. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano, sendo executados por Walter Audisio, integrante do Comitê de Liberação da Alta Itália.

1611 - É feita a escritura de fundação da Universidade de Santo Tomás, em Manila, a mais antiga das Filipinas.

1889 - Nasce Antonio Oliveira Salazar, governante português entre 1933 a 1970.

1893 - Um levante militar na Nicarágua é promovido pelo general José Santos Zelaya.

1896 - Guerra de Cuba: atentado com dinamite contra o Palácio dos Capitães Generais de Havana.

1906 - É ianugurada a Exposição Internacional de Milão.

1912 - A Itália ocupa as ilha de Rodas, após a guerra da Lábia.

1919 - As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial aceitam o projeto do presidente norte-americano, Woodrow Wilson, de criar uma Sociedade de Nações, destinada a manter a paz mundial.

1924 - Nasce Kenneth Kaunda, ex-presidente de Zâmbia.

1930 - Nasce James Baker, político norte-americano.

1937 - Nasce Sadam Husein, presidente do Iraque.

1945 - Hitler se casa escondido, em Berlin, com Eva Braun.
 
1945 - Benito Mussolini e sua amante, Clara Petacci, são executados em Dongo (norte da Itália) por ordem do Comitê de Liberação da Alta Itália.

1947 - Federico XI sobe ao trono da Dinamarca.

1952 - Entra em vigor o tratado de paz entre Estados Unidos e Japão, firmado em setembro de 1951.

1967 - É inaugurado, em Montreal, a Exposição Universal.

1969 - De Gaulle deixa o cargo de presidente da França.

1970 - Um marcapasso alimentado por energia nuclear é implantado, pela primeira vez, em um paciente, na França.

1988 - O ex-chRedação Terra do exército secreto armênio, Agop Agopian, é assassinado a tiros em um bairro de Atenas.

1989 - Morre Raúl Sendic, fundador e dirigente dos tupamaros uruguaios.

1992 - A guerra civil no Afeganistão chega ao fim, com a entrega do governo comunista a Sibgatulah Muyadedi.

1992 - Morre Francis Bacon, pintor britânico.

1992 - Morre Olivier Messiaen, compositor francês.

1994 - Morre Rafael Rabello, músico brasileiro.

1997 - Paulo Alvarenga, ex-soldado da Polícia Militar, foi condenado a 449 anos e oito meses de prisão por ter participado da chacina de Vigário Geral. 
1999 - A Universidade de São Paulo proibiu os trotes entre os alunos. A decisão foi tomada depois do assassinato do calouro de Medicina Edison Hsueh.

2008 - As autoridades austríacas investigam um caso de abuso e incesto de um pai que manteve sua filha presa por mais de 20 anos em um porão na cidade de Amstetten.

Curiosidades:
(27 de Abril) é o 117.º dia do ano no calendário gregoriano (118.º em anos bissextos). Faltam 248 dias para acabar o ano
O que é priapismo? 

Trata-se de uma ereção prolongada, que pode durar de seis a oito horas, provocada pela alteração no fluxo sangüíneo do pênis. "Com um detalhe: ela não é acompanhada de desejo sexual e sim de uma dor violenta", afirma o médico Joaquim de Almeida Claro, do Departamento de Urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O nome do distúrbio vem de Príapo, deus da fertilidade na mitologia grega, sempre representado com um falo gigantesco. Existem dois tipos básicos de priapismo: o de baixo fluxo e o de alto fluxo. Este último costuma ser causado por traumas na região do períneo. O de baixo fluxo é mais grave e surge quando, por alguma razão, o sangue torna-se mais espesso. As causas mais comuns são leucemia, anemia falsiforma, traumas na coluna e medicamentos vasoativos, injetados no pênis para provocar ereção. "Priapismo é caso de emergência. Deve-se correr para o hospital", diz o urologista Paulo Henrique Egydio, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. "Não é fácil detectar a causa: ela só costuma ser descoberta em 40% dos casos. Tudo o que altera a circulação sangüínea deve ser analisado." O perigo é que se o sangue fica muito tempo retido no pênis, todo seu oxigênio é consumido pelas células, provocando fibrose e, com ela, impotência.
" O silêncio é um amigo que nunca trai..."
TRONCO DE BENEFICÊNCIA ou TRONCO DE SOLIDARIEDADE ?
 
Ir.·. Gabriel Campos de Oliveira (*)
 
Ao Tronco são lhe atribuídas várias origens, pelo que uma das mais assumidas pela Maçonaria tem origem bíblica. Hiram Abif, Mestre construtor do Templo de Salomão era filho de uma viúva. Mestre esse, que foi assassinado por três companheiros seus, por não querer divulgaros segredos de construção a que estava sujeito como mestre-deobras.
Esse assassinato veio mais tarde a originar uma das mais importantes lendas da Maçonaria; a qual está na base da maioria dos ritos maçônicos atuais.
Advindo dessa lenda, o epíteto de “Filhos da Viúva”, com que se costumam designar os Maçons.
O fato de se designar por “tronco”, deve-se ao fato dos trabalhadores  afetos à construção do Templo de Salomão, os Aprendizes e Companheiros, receberem os seus salários ao final do dia, junto às colunas do Templo.
Para além de que etimologicamente, “caixa de esmolas” na língua francesa também se designarpor “tronc”
Sendo que o termo “Tronco da Viúva” simboliza também uma (caixa de) esmola para socorro e auxílio das esposas (e filhos menores) de Irmãos falecidos.
Em Loja é o Mestre Hospitaleiro que está encarregado de fazer circular o Tronco da Viúva. Tronco esse, que em dado momento litúrgico de uma Sessão Maçônica, circula pelos Irmãos para que possam efetuar o seu óbolo na medida em que tal lhes seja possível. Cabe ao Mestre Hospitaleiro e ao Mestre Tesoureiro, cuidarem para que  ele se encontre numa situação-equilíbrio para que se possa prestar o auxílio necessário a quem dele reclamar. E como tal, o Tronco da Viúva não se quer nem muito cheio nem muito vazio. Se o mesmo se encontrar vazio, é porque as doações não serão significativas, correndo-se o risco, de se não se auxiliar quem dele necessitar numa situação imediata. Mas se ele se encontrar cheio, é porque quem necessitar de auxílio, não o estará a receber na devida forma. Sendo que um dos deveres do Mestre Hospitaleiro é o de bem aconselhar o Venerável Mestre sobre os fins a darem às importâncias obtidas na circulação do Tronco da Viúva em Loja. A quem ou as quais sejam Irmãos ou Instituições Sociais de que os necessitem. Essa também é uma das funções sociais da Maçonaria. Ajudar outras instituições carentes que necessitem de auxílio; não procurando o Maçom o reconhecimento de tais atos, pois a soberba não deve existir nas suas ações. O Maçom assim faz, porque simplesmente acha de que o deve fazer, não porque procura méritos ou benefícios com isso. Sendo que, por não se procurar reconhecimentos ou assumir falsos méritos, é que a caridade Maçônica sob a forma de tronco é feita de forma reservada, nunca devendo um Maçom mostrar o que deposita no Tronco da Viúva. Quem procurar reconhecimento deve procurar outro sítio para fazer a sua solidariedade, a sua caridade. O Tronco em si mesmo, é uma forma de Solidariedade, ele lembra ao Maçom, que a beneficência e a solidariedade devem estar presentes ao longo da sua vida, fazendo ambas as parte dos deveres do Maçom. Além de que, na circulação do Tronco da Viúva em Loja se relembrar ao Maçom que ele deve ser generoso e caritativo.
Por isso, quando um Maçom faz o seu óbolo, ele deve dar um pouco de si também. Mas nunca com o pensamento de que um dia se necessitar, terá algo a que se “agarrar”. O Tronco da Viúva não serve de ”almofada” para os Maçons. Não devendo e lesse aproveitar da sua existência, para mais tarde o utilizarem sem razão aparente. Quando um Maçom faz a sua entrega, a sua dádiva para o Tronco da Viúva, a única coisa que deve ter em mente, é o de partilhar um pouco de si mesmo e do que tem com os demais Irmãos. Mas apesar de não ser uma obrigação principal da Maçonaria, cabe ao Maçom ter um espírito solidário com quem dele necessite.
Por isso mesmo, a missão do Tronco da Viúva, é a de ajudar um Irmão que necessite de auxílio. Mas, para alguém puder ser ajudado, é também necessário que o Irmão em causa reconheça a sua necessidade de auxílio. Mas, nem sempre quem precisa de ajuda, o solicita. A vergonha ou inclusive o orgulho, são em grande parte dos casos, o “travão” pessoal à procura de auxílio. Quem precisa de ajuda, deve por para “trás das costas” tais sentimentos, pois agindo assim, corre o sério risco de perder toda a ajuda que necessitar.
E hoje em dia, devido à forma acelerada de como vivemos as nossas vidas, nem sempre nos é possível perceber quem necessita da nossa ajuda. Todos nós em certas alturas da vida passamos por momentos em que fraquejamos ou que a nossa força mental não nos consegue ajudar a suportar o dia a dia. São principalmente nesses casos que o Maçom deve ajudar os seus Irmãos. Tentando se aperceber com a sua iluminação, quem necessita mais dele.
Mas essa ajuda nem sempre deve ser (ou pode ser…) financeira, mas antes, moral ou espiritual, pois nem todas as carências de um Irmão são pecuniárias ou materiais. Muitas vezes apenas alguém necessita de uma palavra de inspiração, uma “palmada nas costas” ou um simples gesto de afeto e carinho. Tais gestos com certeza não podem ser depositados num saco, devem-no antes ser entregues (pessoalmente) ao Irmão necessitado. É amparando o seu irmão, que o Maçom lhe demonstra a sua solidariedade e vive o espírito de fraternidade que a Maçonaria lhe oferece.
A Maçonaria é uma Instituição que promove a Solidariedade, a Beneficência, a Fraternidade. E como tal, a sua principal missão é ser solidária com os seus membros/Irmãos. Sendo assim, não deve uma Loja virar as costas a um Irmão que esteja em apuros, devendo antes, correr em seu auxílio e o amparar na resolução dos seus problemas. E é para isso que fundamentalmente existe o Tronco da Viúva.
(*) Ir.·. Gabriel Campos de Oliveira

Dep. Federal SAFL/GOB  -  Or.·. Divinópolis - MG

domingo, 20 de abril de 2014

Fatos Maçonicos para o dia 21 de abril:
 

1956 - Fundada a GL de Santa Catarina.

1959 - Fundada a GL de Queensland, Austrália.

1971 - Fundado o GO Estadual do Distrito Federal, federado ao GOB. 

1980 - Fundação do GO Independente da Paraíba.

Outros acontecimentos para o dia 21 de abril:
 
Dia de Tiradentes - O primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa é lembrado no dia 21 de abril, dia em que foi enforcado Tiradentes, em 1792.
Historiadores dizem que o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi um idealista ingênuo, manipulado pela elite que articula o movimento. A elite toda, aliás, escapa da força. De todos os condenados, só Tiradentes foi executado.
Foi nas cidades históricas mineiras, especialmente Ouro Preto, que as idéias libertárias ganharam força, até seremreprimidas pelo governo.
 
Dia da Polícia Civil e Militar - Estes profissionais arriscam a vida para manter a ordem e segurança da população.
 
Dia do Pedagogo - O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. Ele pode se especializar em dois grandes campos de atuação: o magistério e a administração, onde gerencia e supervisiona o sistema de ensino e orienta educacionalmente os alunos. 
 
Dia do Metalúrgico - Com profundos conhecimentos dos metais e de suas propriedades, o metalúrgico é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas a serem utilizados na indústria.


753 - A.C Foi fundada a cidade de Roma, hoje capital da Itália
 
1492 - Nasce Bernal Díaz del Castillo, soldado e cronista da Índia.

1782 - Nasce Federico Froebel, pedagogo alemão, fundador dos Jardins de Infância (Kindergarten).

1790 - Nasce Manuel Blanco Encalada, marinheiro e militar chileno que foi presidente da República.

1792 - Morre Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tirandentes, chRedação Terra do primeiro movimento revolucionário brasileiro.

1898 - O presidente dos Estados Unidos William MacKinley declara a guerra contra a Espanha.

1914 - Veracruz (México) é ocupada por tropas dos Estados Unidos, a partir da ordem do presidente Thomas Woodrow Wilson durante o período expansionista norte-americano na zona do Caribe.

1915 - Nasce Anthony Quinn, ator norte-americano.

1918 - Primeira Guerra Mundial: o piloto canadense Roy Brown derruba o avião do barão Richthofen, o piloto mais popular alemão, conhecido como "o barão vermelho" por já ter derrubado 80 aviões inimigos.
 
1926 - Nasce Isabel II, rainha da Inglaterra.

1927 - Mussolini promulga a Carta do Trabalho, que transforma a Itália em um Estado corporativo.

1945 - Segunda Guerra Mundial: a artilharia soviética bombardeia Berlim.

1946 - Morre John Maynard Keynes, economista britânico.

1948 - Morre Carlos López Buchardo, compositor argentino.

1960 - A cidade de Brasília, nova capital federal do Brasil, é inaugurada solenemente pelo presidente Juscelino Kubitschek.

1967 - Coronéis da Grécia formulam um golpe de Estado.

1971 - Morre Francois Duvalier, presidente do Haiti.

1984 - O Egito rompe relações com El Salvador e Costa Rica, em protesto pela mudança de suas respectivas embaixadas da sua capital para Israel, Tel Aviv, a Jerusalém.

1984 - Morre Manuel Múgica Láinez, escritor argentino.
 
1985 - Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito de forma indireta depois do regime militar, morreu de infecção generalizada. Uma multidão de 2 milhões de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre em São Paulo

1987 - A Assembléia Nacional Francesa aprova o Tratado Franco-britânico para a construção do túnel subterrâneo por baixo do Canal da Mancha.

1988 - O escritor mexicano Carlos Fuentes recebe o Prêmio Cervantes de Literatura, em um ato presidido pelos reis da Espanha na Universidade de Alcalá de Henares (Madri).

1990 - João Paulo II inicia sua primeira visita ao leste europeu.
 
1993 - Um plebiscito aprovou a continuidade do regime presidencialista no Brasil.
 
1994 - Morre Raúl Soldi, pintor argentino.

1997 - Morre Andrés Rodríguez, ex-presidente paraguaio. 
Curiosidades:
(21 de Abril) é o 111.º dia do ano no calendário gregoriano (112.º em anos bissextos). Faltam 254 dias para acabar o ano.
 
15 curiosidades sobre Tiradentes
 
Hoje é dia de Tiradentes, feriado nacional aqui no Brasil. Como historiador e professor de História, tratar deste assunto é fundamental. Porém, para não abordá-lo da mesma maneira que “zilhas” de historiadores em seus blogs e sites, vamos fazê-lo de forma diferente. Vou apresentar nesta lista, algumas curiosidades acerca deste homem que foi transformado em herói nacional.
As pinturas de Tiradentes mostradas no artigo foram feitas, respectivamente, por Décio Villares, Pedro Américo e Cândido Portinari. Percebam que todos eles representam Tiradentes como Cristo, apesar do rosto verdadeiro nunca ter sido realmente conhecido.
Pintura de Tiradentes com cabelos e barbas longas, feita por Decio Villares
- Seu nome completo era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, em Minas Gerais. Porém, não há registro da data de seu nascimento, apenas do seu batismo, em novembro daquele mesmo ano.
- Ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava.
- Aos 40 anos, se apaixonou por Ana, uma menina de 15 anos, mas ela já estava prometida a outro homem. Tiradentes nunca se casou, mas teve 2 filhos – João, com Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo.
- Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
- Tiradentes está diretamente ligado ao movimento que ficou conhecido como “Inconfidência Mineira”. Os historiadores preferem “Conjuração Mineira” já que o que aconteceu em Minas Gerais foi um ato organizado para conquistar a independência do país e não um ato de deslealdade, traição ou infidelidade, que servem para traduzir a palavra inconfidência.
Pintura de Tiradentes esquartejado, feita por Pedro Américo
- Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.
- “Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte.
- Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo.
- A cabeça de Tiradentes foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios dos Brancos. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada.
- Foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as idéias revolucionárias iluministas. O que poucos sabem, é que ele também se dedicou a projetos de melhoria urbana do Rio. Idealizou abastecimento regular da cidade, construção de moinhos, trapiches, armazéns, além de serviços de barcas de transporte de passageiros.
Pintura de Tiradentes esquartejado, feita por Cândido Portinari
- Ironicamente, 30 anos depois de ter projetado essas melhorias, Dom João VI mandou fazer a canalização do rio, seguindo os planos de Tiradentes. Em 1889, exatamente 100 anos depois, o engenheiro André Paulo de Frontin canalizou as águas da Serra do Tinguá, dentro dos mesmos moldes arquitetados pelo inconfidente.
- Tiradentes não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. Como defendia idéias iluministas republicanas e antimonarquistas, durante o período imperial brasileiro, seu nome quase não era citado.
- Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e antimonarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890. A primeira pintura oficial também data deste ano, de autoria de Décio Villares, que apresenta Tiradentes como Cristo, com barbas e cabelos longos.
- Tiradentes teve também exaltada sua imagem de militar patriota, quando nomeado patrono da nação pelo governo militar, em 1965, enquanto os movimentos de esquerda não deixaram de recorrer a ele como símbolo de rebeldia.
- Tiradentes é o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional. É também o mais citado no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador

sábado, 19 de abril de 2014




Fatos Maçonicos para o dia 19 de Abril: 


1850 - Fundada a GL da Califórnia, F. & A. M., USA.
 
1787 - Fundada a GL de Maryland, A.F. & A. M., USA
 
1897 - LEO TAXIL confessa cinicamente em público que caluniara a Maçonaria por 12 anos "apenas para ganhar dinheiro dos crédulos". Os ditadores da Maçonaria, apesar da confissão, continuaram a usar suas mentiras. Algumas chagavam ao ridículo de declarar que nas sessões Maçônicas o diabo comparecia, na forma de um jacaré e tocava piano.
Quem foi Leo Taxil?
Talvez muitos maçons não saibam quem foi tal personagem, seu verdadeiro nome era Gabriel Antoine Jogand Pagès. Iniciado, logo depois foi expulso da Ordem como aprendiz. Por vingança ou por uma brincadeira sem precedentes, criou em sua imaginação uma ordem maçônica satânica de nome Paládio, que o objetivo principal era dominar o mundo.
Assim, o objetivo principal de Taxil era desmistificar tal ordem, por ele criada, revelando seus segredos e ações à sociedade. Taxil foi tão proeminente em sua encenação que a Igreja Católica apoiou Taxil, obtendo uma audiência com o Papa na Leão VIII em 1887.
Foi desta maneira que o Baphomet foi associado à maçonaria, e até hoje muitos religiosos ignorantes, com cultura apenas bíblica, acreditam que a maçonaria é satânica. Foi nesta conferência, conhecida como A Conferência de Leo Taxil, que Taxil revelou que tal ordem Paládio não existia, pondo fim a mentira.
Em 19 de abril de 1897, segunda-feira de Páscoa, tinha lugar o desenlace de uma curiosa e extravagante história. Para esse dia, Leo Taxil havia convocado uma grande assembleia na sala da Sociedade Geográfica de Paris, ao lado do Square de la Charité, onde, depois do sorteio de uma máquina de escrever, tinha lugar uma conferência com projeções sobre o culto paladista. Mas Taxil aproveitou a afluência para comunicar ao numeroso e atento público que havia conseguido a mais grandiosa mistificação dos novos tempos, pois Miss Vaughan jamais havia existido e vinha enganando a Igreja Católica a doze anos, de um modo formidável.
Toda a imprensa da época divulgou a conferência. Pois uma grande parte do numeroso público que compareceu para ouvir Taxil se compunha especialmente de representantes da imprensa de diversos países e ideologias. Também havia muitos sacerdotes, um grande número de senhoras e de livres-pensadores e franco-maçons. A Nunciatura enviou dois delegados; o Arcebispado também estava representado. O acesso à sala era gratuito, mas só se admitia a entrada com os convites pessoais que haviam sido enviados com um mês de antecedência.

Acontecimentos para 19 de Abril:
 

1792 - A Tiradentes foi proferida a seguinte sentença:
"Portanto condenam ao réu Ir.'.Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em lugar mais publico dela, será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma; e o seu corpo será dividido em quatro Quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, onde o réu teve suas infames práticas, e os mais, nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo os seus bens aplicados para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica, será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique."
Dia Nacional do Índio - Urubu, sabiá, carioca, mandioca, abacaxi. Muitas palavras como estas, usadas no dia-a-dia, vêm do tupi, uma das línguas mais faladas pelos índios que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram aqui. Eram aproximadamente 3 milhões de nativos. Hoje, segundo a Funai, restam pouco mais de 260 mil, distribuídos em 128 reservas. Sua influência está presente não só na língua, mas em muitos outros aspectos da cultura brasileira. Poucos índios, no entanto, mantêm sua própria cultura. Continuam sendo dizimados pela mesma razão de sempre: a posse da terra.
O dia 19 de abril é um alerta em favor do respeito e da preservação dos povos indígenas.
 O Reichstag de BerlimO edifício do Reichstag, em Berlim, construído em 1894 por Paul Wallot em estilo renascentista, foi incediando em 1933 pelos nazistas e davastado na II Guerra Mundial. No dia 19 de abril de 1999, o prédio tinha finalizado sua reforma, e o Parlamento Alemão assumia a propriedade do local.

1588 - Morre Paolo Veronese, pintor italiano.

1648 - Os habitantes de Pernambuco (Brasil) se revoltam contra a invasão dos holandeses, com quem entram em grande conflito. Os brasileiros saem vencedores da batalha, chamada de Guararapes.

1775 - Batalha de Lexington: ocorre o primeiro choque entre forças inglesas e norte-americanas na guerra de independencia dos Estados Unidos.

1823 - A Catedral de Santa Fé, de Bogotá, recebe uma consagração na capital da Colômbia.

1863 - Venâncio Flores se rebela no Uruguai contra o governo de Bernardo Prudêncio Berro.

1881 - Morre Benjamin Disraeli, estadista britânico.

1882 - Morre Charles Darwin, naturalista britânico.

1883 - Nasce Getúlio Vargas, político brasileiro.

1898 - O governo dos Estados Unidos envia à Espanha um ultimato para o país abandonar a ilha de Cuba em 48 horas.

1904 - Os Estados Unidos somam agora 49 estados, com a incorporação a União de Arizona, Novo México, Oklahoma e o território dos índios.

1906 - Morre Pierre Curie, cientista francês, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1903.

1921 - Nasce Isaac Navon, político israelense.

1932 - Nasce Fernando Botero, pintor e escultor colombiano.

1936 - Nasce Wildfried Martens, político belga.

1937 - Nasce Joseph Estrada, ex-presidente filipino.

1941 - Nasce Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro.

1945 - Segunda Guerra Mundial: as tropas britânicas chegam às maragens do Rio Elba.

1949 - Os Estados Unidos destinam US$ 5,43 bilhões ao programa de ajuda à Europa.

1949 - Um terremoto no centro do Chile causa a morte de 58 pessoas e centenas de feridos.

1949 - Nasce Paloma Picasso, pintora francesa.

1970 - Miguel Pastrana Borrero é eleito presidente da Colômbia, mesmo após comícios rodeados de acusações de fraude.

1971 - O foguete espacial soviético Salyut I realiza a sua decolagem.

1972 - O Partido Liberal ganha as eleições na Colômbia.

1984 - O Papa João Paulo II, em razão do Ano Jubilar da Salvação, pede um estatuto social internacional assegurado a Jerusalém.

1987 - O presidente argentino, Raúl Alfonsín, põe fim à insurreição militar iniciada em 14 de abril em Córdoba.

1989 - Morre Daphne du Maurier, escritora britânica.

1991 - O povo de Porto Rico recebe o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras, por sua dRedação Terrasa exemplar do español, declarado único idioma oficial do país.

1993 - David Koresch e mais 85 pessoas, entre elas 17 crianças, morrem em um incêndio na fazenda de Monte Carmelo, (Texas, EUA).

1995 - 167 pessoas morrem, entre elas 19 crianças, em um atentado com um carro-bomba, que praticamente destruiu um edificio do governo de Oklahoma (EUA).

1997 - As Forças Democráticas Unidas (ODS) vencem, por maioria, as elecciones legislativas da Bulgária.

1999 - A cidade de Berlin reabre o edifício do Reichstag para abrigar o Parlamento Alemão. O prédio tinha sido incendiado pelos nazistas há 66 anos.
Curiosidades: 
Ano:2014
Década:2010
Século:XXI
Milênio:

(19 de Abril) é o 109.º dia do ano no calendário gregoriano (110.º em anos bissextos). Faltam 256 dias ara acabar o ano.

Curiosidades sobre os índios no Brasil

 
  • Atualmente, existem apenas dois estados brasileiros onde não vivem populações indígenas: o Piauí e o Rio Grande do Norte.
  • O número de etnias indígenas é maior do que o de línguas. Isso ocorre porque alguns povos indígenas deixaram de falar sua língua de origem em decorrência da violenta colonização que sofreram. Mas o fato de não falarem mais suas línguas originais não significa que deixaram de ser índios: eles se reconhecem e e devem ser reconhecidos como índios, com organizações sociais e culturas diferentes entre si e, ao mesmo tempo, distintas da sociedade não-indígena.
  • Hoje, muitos povos indígenas são bilíngues (geralmente falam o seu próprio idioma e o português) ou multilíngues (falam mais de duas línguas). Algumas comunidades estão aprendendo na escola a língua de seu povo, que estava deixando de ser utilizada, principalmente entre os mais jovens.
  • A população indígena tem crescido nos últimos anos, embora povos específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção. São mais de 230 povos, alguns deles com parte de sua população residindo em outros países.
  • Os povos indígenas estão espalhados por todo o território brasileiro e em países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu uso exclusivo. As chamadas Terras Indígenas somam, hoje, 650.
  • Muitas palavras que fazem parte do no nosso dia a dia têm origem indígena. Alguns exemplos são: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará.
  • Existem vários grupos lingüísticos indígenas no Brasil, cada um formado por diferentes línguas. Esses grupos, conhecidos como “famílias”, podem pertencer a dois “troncos linguísticos” principais: o Tupi (o maior e mais conhecido, encontrado em quase todo o território brasileiro) e o Macro-Jê (com cerca de 25 línguas, faladas no Centro-Oeste, na Região Sul, no Pará e na Amazônia meridional).
  • As famílias karib e aruák não constituem troncos, a cada uma delas é formada por várias línguas.

Fonte:
  • Instituto Socioambiental – http://www.socioambiental.org/
  • Cadernos da TV Escola ("Índios no Brasil", vol. 2), Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação

quinta-feira, 17 de abril de 2014


Fatos Maçonicos para  o dia 18 de Abril:
1792 - A PRISÃO E MORTE - Todos os inconfidentes foram presos, porém Tiradentes encontrava-se na casa de seu amigo Domingos Fernandes da Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, onde no dia 10 de maio de 1789, foi preso e ficou incomunicável cerca, de três anos e nesse período só foi visitado por seu - confessor, o Padre Raimundo Penaforte. No dia 18 de abril de 1792, foi proferida a sentença dos cinco réus padres, e no dia 19, dos demais conjurados. A Tiradentes foi proferida a seguinte sentença:
"Portanto condenam ao réu Ir.'.Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em lugar mais publico dela, será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma; e o seu corpo será dividido em quatro Quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, onde o réu teve suas infames práticas, e os mais, nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo os seus bens aplicados para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica, será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique."

1830 - Falece o padre Irmão.'. José Maurício Nunes Garcia, compositor, regente e organista nas cortes de D. João VI e D.Pedro I.

1970 – Fundação da ARLS Inconfidância Terceiro Milënio Nº 1780 – Ponte Preta/Campinas/SP Rito: Brasileiro Reunião: Segundas-Feiras às 20:00 hs

Outros acontecimentos para o dia 18 de Abril:
 
Importante lembrar, também, que dia 18 de abril é o Dia Internacional do Radioamador, em homenagem à Fundação da IARU, na França no ano de 1925.Ir.'. Gabriel Campos de Oliveira é radiomador com prefixo PY4FC classe A. O Radioamadorismo se inicia com os experimentos do Padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que realizaram as primeiras transmissões de rádio no final do século XIX e início do século XX. Não apenas mais um hobby, mas um verdadeiro "passatempo científico", já que o mesmo envolve eletrônica e é uma oportunidade de comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação de rádio. As ondas de radiofreqüência são as responsáveis pela propagação de mensagens, tendo como principal objetivo "a evolução técnica das comunicações, estudo da propagação de ondas no espaço, aspectos geográficos em radiocomunicação e tudo que se ·relaciona com a RF (radiofreqüência)". Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação radioamadora, nas freqüências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade. O amante do radioamadorismo pode adquirir seu equipamento no comércio ou, o que é muito mais emocionante, montar sua própria estação de rádio, sendo somente para recepção, transmissão ou ambos. Essa é a característica que mais atrai os aficionados por eletrônica: a possibilidade de exercer a "veia científica" presente em todos nós. A experiência do radioamadorismo é responsável pelo melhoramento de várias tecnologias e e serviços presentes em nosso cotidiano, a exemplo dos sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de forno de microondas. Além do papel tecnológico, o radioamador também desempenha uma função social. São muitos os relatos de pessoas ajudadas durante tragédias naturais, seqüestros e na localização de veículos roubados. Os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora. Para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamador. 

Revolução CulturalMao Tsé-Tung (foto) lança, em 18 de abril de 1966, a grande Revolução Cultural na China Popular, para combater o revisionismo, afastando o Partido Comunista de seus adversários. Mao combateu, assim, a política econômica pragmática, baseada em incentivos materiais e individuais. 
1506 - A primeira pedra é colocada na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Julio II.

1791 - Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.


1819 - Nasce Carlos Manuel de Céspedes, considerado o primeiro presidente cubano da República em Armas. 


1847 - Na guerra entre os Estados Unidos e o México, as tropas do general Antonio López de Santa Anna são derrotadas pelas do general norte-americano Scott na batalha de Cerro Gordo.


1902 - Um terremoto destrói a cidade de Quezaltenango, a segunda mais importante da Guatemala.


1906 - Um terremoto devastador sacode São Francisco (Califórnia) e, após iniciar um grande incêndio, destrói totalmente a cidade de 400.000 habitantes.


1907 - Os Estados Unidos intervêm no conflito entre Honduras e Nicarágua, impondo a paz.


1942 - Segunda Guerra Mundial: os EUA realizam um ataque aéreo contra Tóquio. 


1945 - O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.


1945 - O Decreto-lei nº 7474, que concedia anistia a presos políticos, foi assinado. O documento beneficiou Luís Carlos Prestes, que foi solto depois de passar 10 anos na prisão.


1946 - A Sociedade das Nações é dissolvida, transferindo suas funções para a ONU.


1948 - A Democracia Cristã Italiana obtém a maioria absoluta nas eleições legislativas.


1949 - É proclamada formalmente a República da Irlanda. 


1955 - Morre Albert Einstein, físico alemão nacionalizado norte-americano, autor da Teoria da Relatividad e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1921.


1955 - Começa a Conferência Internacional de Bandung (Indonésia), em que participam 29 países da Ásia e da África. Ttodos estavam reunidos para se lançar à guerra contra o subdesenvolvimento. Evidentemente, condenaram também o racismo e a dominação colonial. 


1955 - Morre aos 76 anos o cientista alemão Albert Einstein.
Teoria da Relatividade: E=mc²
O estudo de Einstein também forneceu elementos para que todos os ramos das ciências biológicas e humanas revissem seus conceitos.


1961 - Manifestações ocorrem na Argentina, Chile, México e Venezuela em favor do regime de Cuba e contra os Estados Unidos. 


1966 - Começa a revolução cultural na China Popular. 


1983 - Setenta e nove pessoas morrem, após dinamites explodirem entre as plantas da Embaixada dos Estados Unidos em Beirute. 


1987 - Morre Cecil King, magnata da imprensa britânica. 


1988 - Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquianas.


1988 - O Instituto Paraibano de Arqueologia anunciou a descoberta de um sítio arqueológico entre as cidades de Ingó e Campo Grande.

1998 - O cantor romântico Nélson Gonçalves morreu, aos 78 anos, em decorrência de um enfarte. Ele vendeu perto de 80 milhões de discos em seis décadas de carreira. 

1991 - Morre Gabriel Celaya, poeta e escritor espanhol. 


1992 - O VI Congreso de Deputados da Rússia concorda em adotar uma nova Constituição, em que não permite ao presidente da Federação o direito de dissolver o Parlamento. 


1995 - Morre Arturo Frondizi, político argentino, ex-presidente da República.


2001 - A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano.
 
CURIOSIDADES: 
Ano:2014
Década:2010
Século:XXI
Milênio:

(18 de Abril) é o 108.º dia do ano no calendário gregoriano (109.º em anos bissextos). Faltam 257 dias para acabar o ano.
 

É inegável a relevante participação da maçônaria no movimento, afinal a maçônaria sempre esteve e estará contra aqueles que oprimem, escravizam ou exploram o gênero humano, isto porque, ações dessa natureza não se coadunam com seus ideais, sendo portanto, fortemente combatidas. Ainda quanto a participação da maçônaria, autores maçônicos, não maçônicos e até antimaçônicos não põem dúvidas, tem na verdade como fato concreto. Exemplo disso é o que escreveu Gustavo Barroso, In História Secreta do Brasil, vol. I, pág. 172: “ A maçônaria entrou em cena na Inconfidência Mineira...”.
A controvertida afirmação de que Tiradentes era Maçom, essa sim tem sido bastante discutida mas, em minha opinião pessoal, Tiradentes era de fato maçom . Sem dúvida os juízes da devassa falsearam verdades e excluíram de forma definitiva, inúmeras páginas da nossa história. Mas, renomados escritores, nos fazem crer que o Alferes era de fato um maçom. Aqueles que não acreditam, baseiam-se no que pode ser uma aparente verdade, isto é: a falta de prova da existência na colônia de alguma loja maçônica, anterior a 1792. Mas alguns autores reuniram certas ocorrências, até mesmo algumas que nada tiveram a ver com a conjuração mineira para chegarem a conclusão de que havia Loja anterior ao ano de 1.800.
Considerando tratar-se de fato documentado que a maioria dos Inconfidentes eram maçons, que mantinham estreita ligação com Joaquim José, e ainda considerar que eram usos e costumes da época, alguém se tornar maçom por comunicação, tais fatos reforçam as afirmações dos que acreditam – como eu – que Tiradentes de fato era Maçom.
Finalizamos essa peça, com uma frase muito empregada por Tiradentes, quando buscava adeptos e simpatizantes com a causa: “Nada supera a ventura e a dignidade de ser livre”
 
BIBLIOGRAFIA
 

Albuquerque, A. Tenório - A maçônaria e a Inconfidência Mineira; Editora Aurora, 3.ª ed. 1985.
D’Albuquerque, A. Tenório - A maçônaria e a Grandeza do Brasil; Editora Aurora, 3.ª ed. 1973.
Casals, Pedro Henrique Lopes - Casos da maçônaria; Editora Mandarino, 1.ª ed. Sem data.
Castellani, José - Os Maçons que fizeram a História do Brasil; Editora A Gazeta Maçônica, 2.ª ed. 1972.
Ministério da Educação – Autos da Devassa da Inconfidência Mineira; Ed. MEC, 1938.
WEB-SITE © 1999-2001 Britannica.com Inc.
WEB-SITE, Brasil 500 anos.
WEB-SITE, Biblioteca Nacional.
CD ROM - Almanaque Abril 2000; Editora Abril Multimídia – S. Paulo – ed. 2000. 
CD ROM - Koogan Houaiss Enciclopédia e Dicionário; Editora Hiper Mídia – S. Paulo – ed. 1999. 
CD ROM – História do Brasil; Editora ATR – Rio de Janeiro – ed. 1995.