quinta-feira, 17 de abril de 2014


Fatos Maçonicos para  o dia 18 de Abril:
1792 - A PRISÃO E MORTE - Todos os inconfidentes foram presos, porém Tiradentes encontrava-se na casa de seu amigo Domingos Fernandes da Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, onde no dia 10 de maio de 1789, foi preso e ficou incomunicável cerca, de três anos e nesse período só foi visitado por seu - confessor, o Padre Raimundo Penaforte. No dia 18 de abril de 1792, foi proferida a sentença dos cinco réus padres, e no dia 19, dos demais conjurados. A Tiradentes foi proferida a seguinte sentença:
"Portanto condenam ao réu Ir.'.Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em lugar mais publico dela, será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma; e o seu corpo será dividido em quatro Quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, onde o réu teve suas infames práticas, e os mais, nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo os seus bens aplicados para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica, será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique."

1830 - Falece o padre Irmão.'. José Maurício Nunes Garcia, compositor, regente e organista nas cortes de D. João VI e D.Pedro I.

1970 – Fundação da ARLS Inconfidância Terceiro Milënio Nº 1780 – Ponte Preta/Campinas/SP Rito: Brasileiro Reunião: Segundas-Feiras às 20:00 hs

Outros acontecimentos para o dia 18 de Abril:
 
Importante lembrar, também, que dia 18 de abril é o Dia Internacional do Radioamador, em homenagem à Fundação da IARU, na França no ano de 1925.Ir.'. Gabriel Campos de Oliveira é radiomador com prefixo PY4FC classe A. O Radioamadorismo se inicia com os experimentos do Padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que realizaram as primeiras transmissões de rádio no final do século XIX e início do século XX. Não apenas mais um hobby, mas um verdadeiro "passatempo científico", já que o mesmo envolve eletrônica e é uma oportunidade de comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação de rádio. As ondas de radiofreqüência são as responsáveis pela propagação de mensagens, tendo como principal objetivo "a evolução técnica das comunicações, estudo da propagação de ondas no espaço, aspectos geográficos em radiocomunicação e tudo que se ·relaciona com a RF (radiofreqüência)". Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação radioamadora, nas freqüências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade. O amante do radioamadorismo pode adquirir seu equipamento no comércio ou, o que é muito mais emocionante, montar sua própria estação de rádio, sendo somente para recepção, transmissão ou ambos. Essa é a característica que mais atrai os aficionados por eletrônica: a possibilidade de exercer a "veia científica" presente em todos nós. A experiência do radioamadorismo é responsável pelo melhoramento de várias tecnologias e e serviços presentes em nosso cotidiano, a exemplo dos sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de forno de microondas. Além do papel tecnológico, o radioamador também desempenha uma função social. São muitos os relatos de pessoas ajudadas durante tragédias naturais, seqüestros e na localização de veículos roubados. Os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora. Para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamador. 

Revolução CulturalMao Tsé-Tung (foto) lança, em 18 de abril de 1966, a grande Revolução Cultural na China Popular, para combater o revisionismo, afastando o Partido Comunista de seus adversários. Mao combateu, assim, a política econômica pragmática, baseada em incentivos materiais e individuais. 
1506 - A primeira pedra é colocada na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Julio II.

1791 - Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.


1819 - Nasce Carlos Manuel de Céspedes, considerado o primeiro presidente cubano da República em Armas. 


1847 - Na guerra entre os Estados Unidos e o México, as tropas do general Antonio López de Santa Anna são derrotadas pelas do general norte-americano Scott na batalha de Cerro Gordo.


1902 - Um terremoto destrói a cidade de Quezaltenango, a segunda mais importante da Guatemala.


1906 - Um terremoto devastador sacode São Francisco (Califórnia) e, após iniciar um grande incêndio, destrói totalmente a cidade de 400.000 habitantes.


1907 - Os Estados Unidos intervêm no conflito entre Honduras e Nicarágua, impondo a paz.


1942 - Segunda Guerra Mundial: os EUA realizam um ataque aéreo contra Tóquio. 


1945 - O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.


1945 - O Decreto-lei nº 7474, que concedia anistia a presos políticos, foi assinado. O documento beneficiou Luís Carlos Prestes, que foi solto depois de passar 10 anos na prisão.


1946 - A Sociedade das Nações é dissolvida, transferindo suas funções para a ONU.


1948 - A Democracia Cristã Italiana obtém a maioria absoluta nas eleições legislativas.


1949 - É proclamada formalmente a República da Irlanda. 


1955 - Morre Albert Einstein, físico alemão nacionalizado norte-americano, autor da Teoria da Relatividad e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1921.


1955 - Começa a Conferência Internacional de Bandung (Indonésia), em que participam 29 países da Ásia e da África. Ttodos estavam reunidos para se lançar à guerra contra o subdesenvolvimento. Evidentemente, condenaram também o racismo e a dominação colonial. 


1955 - Morre aos 76 anos o cientista alemão Albert Einstein.
Teoria da Relatividade: E=mc²
O estudo de Einstein também forneceu elementos para que todos os ramos das ciências biológicas e humanas revissem seus conceitos.


1961 - Manifestações ocorrem na Argentina, Chile, México e Venezuela em favor do regime de Cuba e contra os Estados Unidos. 


1966 - Começa a revolução cultural na China Popular. 


1983 - Setenta e nove pessoas morrem, após dinamites explodirem entre as plantas da Embaixada dos Estados Unidos em Beirute. 


1987 - Morre Cecil King, magnata da imprensa britânica. 


1988 - Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquianas.


1988 - O Instituto Paraibano de Arqueologia anunciou a descoberta de um sítio arqueológico entre as cidades de Ingó e Campo Grande.

1998 - O cantor romântico Nélson Gonçalves morreu, aos 78 anos, em decorrência de um enfarte. Ele vendeu perto de 80 milhões de discos em seis décadas de carreira. 

1991 - Morre Gabriel Celaya, poeta e escritor espanhol. 


1992 - O VI Congreso de Deputados da Rússia concorda em adotar uma nova Constituição, em que não permite ao presidente da Federação o direito de dissolver o Parlamento. 


1995 - Morre Arturo Frondizi, político argentino, ex-presidente da República.


2001 - A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano.
 
CURIOSIDADES: 
Ano:2014
Década:2010
Século:XXI
Milênio:

(18 de Abril) é o 108.º dia do ano no calendário gregoriano (109.º em anos bissextos). Faltam 257 dias para acabar o ano.
 

É inegável a relevante participação da maçônaria no movimento, afinal a maçônaria sempre esteve e estará contra aqueles que oprimem, escravizam ou exploram o gênero humano, isto porque, ações dessa natureza não se coadunam com seus ideais, sendo portanto, fortemente combatidas. Ainda quanto a participação da maçônaria, autores maçônicos, não maçônicos e até antimaçônicos não põem dúvidas, tem na verdade como fato concreto. Exemplo disso é o que escreveu Gustavo Barroso, In História Secreta do Brasil, vol. I, pág. 172: “ A maçônaria entrou em cena na Inconfidência Mineira...”.
A controvertida afirmação de que Tiradentes era Maçom, essa sim tem sido bastante discutida mas, em minha opinião pessoal, Tiradentes era de fato maçom . Sem dúvida os juízes da devassa falsearam verdades e excluíram de forma definitiva, inúmeras páginas da nossa história. Mas, renomados escritores, nos fazem crer que o Alferes era de fato um maçom. Aqueles que não acreditam, baseiam-se no que pode ser uma aparente verdade, isto é: a falta de prova da existência na colônia de alguma loja maçônica, anterior a 1792. Mas alguns autores reuniram certas ocorrências, até mesmo algumas que nada tiveram a ver com a conjuração mineira para chegarem a conclusão de que havia Loja anterior ao ano de 1.800.
Considerando tratar-se de fato documentado que a maioria dos Inconfidentes eram maçons, que mantinham estreita ligação com Joaquim José, e ainda considerar que eram usos e costumes da época, alguém se tornar maçom por comunicação, tais fatos reforçam as afirmações dos que acreditam – como eu – que Tiradentes de fato era Maçom.
Finalizamos essa peça, com uma frase muito empregada por Tiradentes, quando buscava adeptos e simpatizantes com a causa: “Nada supera a ventura e a dignidade de ser livre”
 
BIBLIOGRAFIA
 

Albuquerque, A. Tenório - A maçônaria e a Inconfidência Mineira; Editora Aurora, 3.ª ed. 1985.
D’Albuquerque, A. Tenório - A maçônaria e a Grandeza do Brasil; Editora Aurora, 3.ª ed. 1973.
Casals, Pedro Henrique Lopes - Casos da maçônaria; Editora Mandarino, 1.ª ed. Sem data.
Castellani, José - Os Maçons que fizeram a História do Brasil; Editora A Gazeta Maçônica, 2.ª ed. 1972.
Ministério da Educação – Autos da Devassa da Inconfidência Mineira; Ed. MEC, 1938.
WEB-SITE © 1999-2001 Britannica.com Inc.
WEB-SITE, Brasil 500 anos.
WEB-SITE, Biblioteca Nacional.
CD ROM - Almanaque Abril 2000; Editora Abril Multimídia – S. Paulo – ed. 2000. 
CD ROM - Koogan Houaiss Enciclopédia e Dicionário; Editora Hiper Mídia – S. Paulo – ed. 1999. 
CD ROM – História do Brasil; Editora ATR – Rio de Janeiro – ed. 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário