quinta-feira, 8 de maio de 2014


A Ordem Internacional das Filhas de Jó
  • Esclarecimentos
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma organização criada para moças entre onze e vinte anos que tenham parentesco maçônico. Essa ordem foi criada em Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick, no dia 20 de Outubro de 1970. As filhas de Jó tem esse nome por seguir os ensinamentos do livro de Jó, tirado da Bíblia Sagrada.
Esta ordem, ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião. Para fazer parte dela você pode ser Católica, Protestante, Espírita, ou fazer parte de qualquer outra religião. O fundamental é que você acredite em Deus. 


  • O que é um Bethel?

    O local onde as filhas de Jó se reunem se chama BETHEL, que quer dizer Local Sagrado, lugar santo. O Bethel é, normalmente, um templo maçônico, mas também pode ser uma igreja ou algum outro lugar santo. 

  • Cargos e Funções

    No Bethel tem-se vinte oficiais: 

    1. Honorável Rainha 2. Primeira Princesa 3. Segunda Princesa
    4. Guia 5. Dirigente de Cerimônias 6. Secretária
    7. Tesoureira 8. Capelã 9. Bibliotecária
    10. Primeira Mensageira 11. Segunda Mensageira 12. Terceira Mensageira
    13. Quarta Mensageira 14. Quinta Mensageira 15. Primeira Zeladora
    16. Segunda Zeladora 17. Guarda Interna 18. Guarda Externa
    19. Musicista 20. Porta-Bandeiras.

    Também existe, no Bethel, um grupo de adultos, denominado de Conselho Guardião, formado por maçons, mães de filhas de Jó e Filhas de Jó que já tenham alcançado a marca dos vinte e um anos. 

  • As Reuniões

    As filhas de Jó devem reunir-se duas vezes por mês. Durante as reuniões elas devem trajar uma túnica branca igual as usadas nos tempos de Jó, arrodeadas por um toçal, que deve ser branco para as oficiais, e púrpura para as demais.( Veja bem, oficiais são aquelas que ocupam cargos).
    A honorável Rainha e as princesas devem ainda usar um manto púrpura e uma coroa, tendo a honorável Rainha duas pedras brancas e uma púrpura; a primeira princesa uma pedra púrpura e a segunda princesa, uma pedra branca. As demais filhas de Jó usam um diadema branco com uma fita púrpura. 

  • Presença Mundial

    As filhas de Jó estão presentes em cinco países: Brasil, EUA, Canadá, Filipinas e Austrália. No Brasil existem aproximadamente trinta e sete Bethéis, localizados no Rio de janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte, Santa catarina e etc.
    O primeiro Bethel do Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro.


    HISTÓRICO

    A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, USA, pela Mrs. Ethel Mick, que para as Filhas de Jó, representa mãe de nossa Ordem, por isso que a chamamos carinhosamente, de Mãe Mick. E possuem como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó da Escritura Sagrada, que diz: "Em toda Terra não se encontraram mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos."As Filhas de Jó estão presentes em alguns países como: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Guianas e Brasil.No Brasil está desde 1993, que foi trazida pelo Ilmo. Tio Alberto Mansur. E o 1º Bethel Brasileiro está instalado na cidade do Rio de Janeiro.O lugar das reuniões é chamado de Bethel, que significa "lugar sagrado". A Ordem Internacional das Filhas de Jó, está divida em Bethéis, ou seja, cada localidade possue um Bethel, onde são realizadas as reuniões. Muitas vezes, um Bethel se reune em um templo maçônico, assim como a Ordem Demolay. Os membros são reconhecidos pelo seus hobbys (túnicas) brancos, utilizados na época de Jó. As cores desta ordem são: branco, pureza e púrpura (roxo), significando realeza. Tem como lema:
    "A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher."
    A ordem foi desenvolvida com a finalidade da formação do caráter moral, intelectual e espiritual das jovens. Trabalhando com a oratória em público, respeito aos pais, mães e guardiões, fraternidade, amor à pátria, além da realização de trabalhos filantrópicos. 
    Os trabalhos ritualísticos da Ordem Internacional das Filhas de Jó pode ser assistido por tios maçons e membros do Conselho Guardião.
    Mas, o que vem a ser o Conselho Guardião? São os conselheiros de um Bethel, por eles passam todas as decisões que as Filhas venham a tomar e aconselhando da melhor maneira, para o bem de todo o Bethel. Os membros do conselho guardião é composto por tios maçons, esposas de maçons e membros de maior idade.

    Como se tornar um membro desta Ordem?

    É necessário ser uma jovem, com idade 11 a 20 anos incompletos (19 anos), ter parentesco maçônico, podendo ser: filha, neta e sobrinha de Maçom regular. Ao completar 20 anos, a irmã torna-se Membro de Maioridade, deixando de usar o hobby (túnica) de Filha de Jó.
    Assim como as Lojas Maçônica possuem um Venerável Mestre ou o Capítulo Demolay possuem um Mestre Conselheiro, as Filhas de Jó também possuem uma Honorável Rainha, que representa a Filha mais velha de Jó, fica a seu encargo presidir todas as reuniões do Bethel. Um Bethel é composto pela Tríade, que representa as 3 filhas de Jó, composta por Honorável Rainha, 1ª e 2ª Princesas. E a linha sucessória, composta pela Tríade e mais os cargos de Guia e Dirigente de Cerimônia. Demais cargos de um Bethel: 
    Secretária; Bibliotecária; Capelã;Tesoureira; 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras; Musiscista; Guarda interna e Guarda externa; 1ª e 2ª Zeladoras; Porta-Bandeira. São 20 cargos e as demais irmãs onde ficam?? Bem, estes membros ficam no Coral do Bethel, durante sua estadia no coral, as irmãs estão se aprimorando para se tornar uma oficial, isto é, ocupar um cargo executivo.
    Cada Gestão dura em torno de 6 meses. 
    História de Jó 
    Jó, Modelo de Paciência "Todos os que sofrem e se sentem sós, como que abandonados por Deus, podem encontrar em Jó alento e ânimo. Ele que passou por inúmeras provas permaneceu fiel ao Pai Celestial, jamais se desesperando ou se insurgindo contra Ele. Sua confiança é inabalável, pois tendo tudo recebido do Criador, reconhece que Ele pode dispor do que quer que seja."
    Este livro termina em uma palavra que nos prova até onde nossos pedidos passam pelo perdão fraterno e a intercessão gratuita pelo próximo: "Pois Deus restabelece Jó em sua antiga situação após Ter rezado por seus amigos."
    (Autor: Pe. Marcelo M. Rossi)O Livro de Jó no capítulo 42, versículo 15 encontramos que: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres tão justas quando as Filhas de Jó e seu pai lhes deu a sua herança dentre seus irmãos."
    Por mais que esteja desamparado e só, em meio às angústias do mundo, espelhe-se em Jó. Tentem ter a mesma confiança, sabedoria, paciência e esperança no Pai Celestial como Jó, em todos os momentos de suas vidas. Origem da Sabedoria"Mas a sabedoria, de onde sai ela? Onde está o jazigo da inteligência?
    O homem ignora o caminho dela; ninguém a encontra na terra dos vivos.
    O abismo diz: "Ela não está em mim." "Não está comigo." - diz o mar.
    Não pode ser adquirida com ouro maciço, não pode ser comprada a peso de prata.
    Não pode ser posta em balança com o ouro de Ofir, com o ônix precioso ou a safira.
    Não pode ser comparada nem ao ouro nem ao vidro, ninguém a troca por um vaso de ouro fino.
    Quanto ao coral e ao cristal, nem se fala, a sabedoria vale mais do que as pérolas.
    Não pode ser igualada ao topázio da Etiópia, não pode ser equiparada ao mais puro ouro.
    De onde vem, pois, a sabedoria? Onde está o jazigo da inteligência?
    Um véu a oculta de todos os viventes, até das aves do céu ela se esconde.
    Dizem o inferno e a morte: "Apenas ouvimos falar dela."
    Deus conhece o caminho para encontrá-la, é ele quem sabe o seu lugar,
    Porque Ele vê até os confins da terra, e enxerga tudo o que há debaixo do céu.
    Quando Ele se ocupava em pesar os ventos, e em regular a medida das águas,
    Quando fixava as leis da chuva, e traçava uma rota aos relâmpagos,
    Então a viu e a descreveu, penetrou-a e escrutou-a
    Depois disse ao homem:
    "O temor ao Senhor, eis a sabedoria; fugir do mal, eis a inteligência."
    Texto retirado do Livro de Jó: Jó28, 12-28
    Relacionamento Maçônico Essencial A Ordem internacional da "Filhas de Jó", é a única organização de moças que requer dos seus membros parentesco com um Maçom e embora não seja parte integrante da fraternidade Maçônica este pré-requisito as ligam firmemente à Maçonaria. Em geral o Livro de Jó nos ensina o otimismo maçônico."não cair em desespero e mostrar que as idéias maçônicas são imortais. Vimos estes exemplos na vida Jó, que viu crescer sua casa, sua fortuna, e também viu sua ruína, mas por sua fé inabalável, pôde observar, seu renascimento e sua reconstrução, e esta ênfase especial é dada a idéia que "Ser justo é fazer o bem" e "A virtude é uma qualidade que honra grandemente um mulher".O lugar das reuniões é chamado Bethel, que significa Lugar Sagrado e um dos requisitos da Ordem, é que os membros de um Bethel compareçam em conjunto a uma Igreja, ao menos uma vez a cada semestre. Esta organização é internacional, funcionando nos Estados Unidos da América, Alaska, Austrália, Guan, Filipinas, Brasil e Hawai.
    Ser Filha de Jó: Uma gota de orvalho que caiu na madrugada, assentou-se numa pétala de rosa e com os primeiros raios de Sol, tomou aparência de um diamante, encantando a todos com seu brilho e sua pureza. Uma outra também caiu e se misturou, coitada, com a terra. Sujou-se, enlameou-se e ficou desprezível. Alguns nem a viram, ou até viram e pisaram. 
    As Filhas de Jó são como as gotas de orvalho caídas sobre a pétala de rosa que com sua simplicidade encanta o mundo. Antes éramos como a outra gota, que caiu e se misturou com a terra. Éramos apenas jovens no meio de jovens, mas que por muitas vezes não estavam no caminho certo. Mas nós fomos escolhidas para mostrar ao mundo a beleza e o compromisso de ser jovem. Todas as coisas boas da vida nascem em ambiente onde reina a calma e a harmonia. Não se conhece nada de bom que tenha suas origens plantadas na discórdia ou no ódio, mas dos corações que convivem com o amor e harmonia não se pode esperar outra coisa se não paz, que é a tranqüilidade na Ordem. 
    Por isso fundamos o Bethel Mensageiras da Paz, onde temos o compromisso de semear tudo de bom que esse mundo possui. Para isso teremos que lutar. Pois sabemos que só vencem os que lutam. Vencem na vida os que a encaram com permanente otimismo. Vencem sempre os que sabem lutar sem perder a direção da vitória. Vencem aqueles que não desanimam diante das dificuldades, para os quais os obstáculos servem como degraus para a subida e a concretização de nossos objetivos. Juntas, como Filhas de Jó, formamos uma corrente positiva capaz de mostrar que é possível apesar de todas as barreiras ter um mundo melhor. Ser Filha de Jó é saber respeitar os nossos pais que tanto nos amam e nos querem bem. Ser Filha de Jó é fruto de uma conquista que devemos agradecer aos nossos estimados tios maçons que constituem uma verdadeira família. "Obrigada por poder fazer parte dela!".
    Ser Filha de Jó é sentir que há um pouco de mim em cada uma de minhas irmãs e um pouco de cada uma em mim e juntas seremos o verdadeiro exemplo de amor e união. Uma Filha de Jó deve ter orgulho em dizer: EU SOU UMA FILHA DE JÓ.
    Autora: Sheyla Woelffel de Oliveira

    Os Membros:O Bethel é composto por 20 membros oficiais, e o restante de não oficiais. São estes:Guardas Interna e Externa: cuidam da porta do lado de dentro e fora do Bethel, evitando a interrupção de profanos e verificando a elegibilidade de quem deseja assistir a uma reunião ritualística.1ª e 2ª Zeladoras: zelam pelos bens do Bethel, são responsáveis por cuidar dos símbolos que são utilizados durante a reunião.1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Mensageiras: representam os cinco mensageiros que chegaram a Jó, avisando-lhe de seus desastres e participando de seus sofrimentos e alegrias. São elas as responsáveis em apresentar e instruir as peregrinas – meninas que estão iniciando – sobre os triunfos e atribulações de Jó, e contudo sua história em si.Musicista: é responsável pela parte musical das Cerimônias, fazendo com que a harmonia seja um dos maiores alicerces. Capelã: é a responsável pelas orações. Ela passa o juramento de segredo para adultos e para as peregrinas, instruindo-as da importância da fidelidade para com a Ordem, e nunca permitindo a perda da fé em Deus. Secretária: relata detalhadamente em seu Livro de Ata tudo o que se passa durante a Cerimônia. É responsável pelas comunicações internas e externas, interligações entre Filhas de Jó, DeMolays e Tios maçons. Cuida de todas as importâncias devidas ao Bethel.Tesoureira: cuida da parte financeira do Bethel. Guia e Dirigente de Cerimônias: são responsáveis em receber e guiar os visitantes em geral, e as peregrinas na Cerimônia de Iniciação. Também atendem qualquer solicitação de membros do Bethel de acordo com as possibilidades e restrições constitucionais. Honorável Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa: compõem a Tríade, os três cargos mais altos no Bethel. A Honorável Rainha traz consigo a Cornucópia da Fartura, simbolizando a Terceira Filha de Jó, "Keren Happouk", que significa o triunfo da Fé; a 1ª Princesa traz a Urna de Incenso, simbolizando a Segunda Filha de Jó, chamada "Kétzia", que significa Fé; a 2ª Princesa traz a Pomba Branca, representando a primeira Filha de Jó, "Jemima", cujo nome significa pureza. Porta-Bandeira: pode ser um membro oficial ou não, é responsável por apresentar, guardar e zelar pela Bandeira da Ordem. Coral: é composto pelas Filhas de Jó não oficiais, que podem ocupar qualquer cargo que esteja em aberto conforme a necessidade do dia da reunião. O Conselho Guardião: O Conselho Guardião é composto de Tios maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, e Membros de Maioridade da Ordem. Sua função é auxiliar nos trabalhos e direcioná-los, junto às meninas, rumo ao melhor caminho. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos. A Gestão: Cada Gestão dura em torno de seis meses, podendo ser de um ano caso o Bethel seja recém instalado. Assim, todos os membros do Bethel têm a oportunidade de ocupar diferentes cargos e aprender novos trabalhos. Os Símbolos: O Lírio do Vale é um dos símbolos da Ordem, que representa a humildade e uma vida límpida. A Bandeira é composta das cores branca e púrpura, que simbolizam os mais altos ideais da vida. O Emblema da Ordem é o Triângulo com as três Filhas de Jó e seus respectivos símbolos acima citados, também com as cores branca e púrpura. Como se tornar um membro desta Ordem? É necessário ser uma jovem do sexo feminino, com idade 11 a 20 anos incompletos (19 anos), ter parentesco maçônico, podendo ser: filha, neta, sobrinha ou afilhada de um maçom regular. Ao completar 20 anos, a irmã torna-se Membro de Maioridade, deixando de usar o hobby (túnica) de Filha de Jó. 

  • Fatos Maçônicos para o dia 8 de maio:

    1600 -  Pela primeira vez, a presença de um Maçom não operativo, John Boswell, na Lodge of Edimbourg.

    1884 -  Nasce  Harry S. Truman, um maçom do Grau 33. (Lamar, 8 de maio de 1884Kansas City, 26 de dezembro de 1972) foi o 33º presidente dos Estados Unidos. O último running mate de Franklin D. Roosevelt em 1944, Truman chegou à presidência em 12 de abril de 1945 após a morte de Roosevelt. Em sua presidência, os EUA terminaram a Segunda Guerra Mundial; a tensão com a União Soviética cresceu após o conflito, iniciando a Guerra Fria.Harry S. Truman foi Maçom e seu maior cargo foi o Grão Mestre da Grande Loja de Missouri. Após ter sido presidente, já aposentado foi perguntado sobre o cargo e feito mais importante de sua vida: foi ser maçom e Grão Mestre.
    -Foi minha primeira visita a um museu que registra vida e os feitos de um Presidente americano. A importância que o povo dispensa aos seus lideres e ex lideres, independente se foram bons, populares ou não , demonstra o patriotismo e a democracia. No caso de Truman, foi ele que autorizou o uso da bomba atômica contra o Japão.

    1888 - Ir.'. Rodrigo Silva  Ministro da Agricultura, apresenta projeto extinguindo a escravidão, aprovado e transformado na Lei Áurea (1888) GO do Brasil libera uma verba  de 600$000 para alforria de uma escrava.

    1983 - Fundado o GO Paulista (COMAB).

    1993 - Fundado o Capítulo José Guimarães Gonçalves de Maçons do Real Arco, no Rio de Janeiro, que recebeu o nº 1 para o Brasil. Foi um dos três Capítulos responsáveis pela fundação do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.

     

    Outros acontecimentos para o dia 8 de maio:

    Dia da Cruz Vermelha Internacional -             
    No campo de batalha de Solferino, no Norte da Itália, em junho de 1859, um homem de negócios suíço chamado Henry Dunant ficou profundamente impressionado com a visão de milhares de soldados feridos abandonados à própria sorte, em agonia por falta de assistência médica. Apelou então ali mesmo para a população local para o vir ajudar, insistindo que os soldados de ambos os lados deveriam ser tratados. Mas não ficou por ai.

    DIA DA VITÓRIA ALIADA O dia 8 de maio ficou marcado na história como o dia em que as nações aliadas venceram o nazi-fascismo na II Guerra Mundial: o dia da vitória da democracia. Esse fato histórico é um marco para a humanidade inteira. Uniram-se países em defesa da liberdade. Uniram-se as sociedades para viverem livres e soberanas. Somaram esforços as nações democráticas do mundo.

    Nasce Jean Henri Dunant Em 8 de maio de 1828, nasce Jean Henri Dunant, suíço preocupado com a solidariedade mundial. Foi o ganhador do primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, por ter fundado a Cruz Vermelha Internacional e criado a Convenção de Genebra. A Cruz Vermelha é uma organização que até hoje ajuda pessoas doentes no mundo inteiro.

    1350 - É assinado o Tratado de Bretigny, que põe fim ao primeiro período da chamada Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

    1627 - Sebastião Caboto descobre o Rio Paraná.

    1686 - Isaac Newton termina o prefácio de sua obra Philosophiae Naturalis Principia Matematica.

    1782 - Morre Marquês do Pombal, estadista português.

    1790 - A Assembléia Nacional Francesa pede à
    Academia de Ciências a formulação de um sistema decimal de pesos e medidas.

    1797 - O francês Francis Noel Babeuf, precursor do comunismo, morre na guilhotina.

    1828 - Nasce Jean Henri Dunant, suíço fundador da Cruz Vermelha Internacional, ganhador do primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901.

    1863 - É estabelecida a Constituição Federal da Colômbia, que fica em vigor no país durante 23 anos.

    1873 - Morre John Stuart Mill, filósofo e economista inglês.

    1880 - Morre Gustave Flaubert, novelista francês.

    1884 - Nasce Harry S. Truman, que foi presidente dos Estados Unidos.

    1894 - Rafael Iglesias Castro toma posse do cargo de presidente da Costa Rica.

    1899 - Nasce Friedrich von Hayek, economista austríaco.

    1902 - O vulcão La Montagne Pelée entra em erupção na Martinica, causando a morte de 30 mil pessoas.

    1903 - Nasce Fernando Costadin, ator cômico francês.

    1906 - Nasce Roberto Rossellini, cineasta italiano.

    1919 - É implantado nos Países Baixos o direito ao voto feminino.

    1920 - Revolução no México: o presidente Carranza deixa a
    capital.

    1936 - Morre Oswald Spengler, filósofo e historiador alemão.

    1941 - É proclamada a República na Grécia.

    1943 - É criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em Hot Springs (EUA). O obejtivo é combater a fome no mundo.

    1949 - As rádios A Voz da América e a BBC aumentam sua potência para chegar à URSS.

    1951 - Um terremoto em El Salvador causa a morte de mais de mil pessoas.

    1957 - O presidente norte-americano Dwight Eisenhower aceita a proposta soviética de criar uma zona parcialmente desmilitarizada na Europa.

    1971 - Uma série de atentados antibritânicos ocorrem na Irlanda, após os acordos das facções do IRA.

    1984 - A URSS se nega a participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Treze países seguem seu exemplo.

    1988 - François Mitterrand é reeleito presidente da França.

    1996 - A Assembléia Constituinte da África do Sul aprova a nova Constituição.

    1999 - Morre Sir Dirk Bogarde, ator britânico.


    Curiosidades:


    Ano:2014
    Década:2010
    Século:XXI
    Milênio:
    (8 de Maio) é o 128.º dia do ano no calendário gregoriano (129.º em anos bissextos). Faltam 237 dias para acabar o ano.


    Calendário lunissolar – Baseia-se no mês lunar, adequando-se o ano lunar às estações do ano (ano solar), por meio de intercalação periódica de um mês a mais. Diferença de 11 dias por ano. O começo do ano deve coincidir com o início de uma lunação.

     Ano civil – Compreende um número inteiro de dias (355 ou 366), o mais próximo do ano solar, para facilitar as atividades humanas.

    Ano bissexto – Possui 366 dias, um a mais que o ano comum - encaixado no mês de fevereiro -, para corrigir a diferença de quase 6 horas (5h48m46s) que o ano solar tem a mais em relação ao ano civil. As 6 horas, no final do período de quatro anos, equivalem a 24 horas, ou seja, um dia. No calendário juliano acontecem anos bissextos a cada quatro anos. No calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares (que terminam em dois zeros, ou seja, o último ano de cada século), exceto aqueles que são divisíveis por 400.

     Ano cósmico – É o tempo gasto pelo Sol para dar uma volta ao redor do centro da Via Látea. Tem a duração aproximada de 225 milhões de anos.

     Mês – É o tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra, contado em números inteiros. Como a lunação não tem um número inteiro de dias, o mês lunar foi definido como tendo 29 ou 30 dias, para se aproximar da lunação, que é de 29,5 dias.
    DomingoSol
    SegundaLua
    TerçaMarte
    QuartaMercúrio
    QuintaJúpiter
    SextaVênus
    SábadoSaturno
     Semana - Quanto ao nome “semana”, com que designamos o período em que a lua demora para completar um ciclo, nasceu da expressão latina septem mane, ou “sete manhãs”.
    Os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação. Estes possíveis antecessores dos Babilónios basearam-se no seu sistema planetário. Escolheram o número sete baseado nos sete planetas conhecidos até então. Sete dias são igualmente adoração de cada uma das quatro fases da Lua. Desta forma se criou a semana como um período de sete dias.
    - Os romanos davam aos dias da semana nomes em honra do sol, da lua e de vários planetas.
    - Os atenienses não conhecem a semana, dividem o mês em três dezenas.
     Dia – Período de tempo (24 horas) equivalente ao que a Terra leva para dar uma volta em torno de seu próprio eixo (movimento de rotação). É o elemento mais antigo e fundamental do calendário. A Terra é dividida em 24 zonas de tempo que determinam os fusos horários. Cada fuso compreende (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso.

     Estações do ano – Em razão dos movimentos de rotação e translação, a Terra recebe quantidade diferente de luz ao longo do ano. Entre setembro e março, quando a inclinação do hemisfério norte a distancia do Sol, acontecem as estações do outono e inverno neste hemisfério, nas quais há menos de 12 horas diárias de luz solar. Durante o resto do ano, o hemisfério norte está mais inclinado para o Sol. Têm-se, então, as estações da primavera e verão, nas quais a luz solar dura mais de 12 horas diárias. No hemisfério sul ocorre o contrário.

    Equinócio – A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, quando a duração do dia é a mesma da noite. Há uma intersecção da trajetória do Sol com a linha do Equador. Acontece aproximadamente nos dias 21 de março (equinócio de outono no hemisfério sul) e 23 de setembro (equinócio da primavera no hemisfério sul).

      Solstício – A palavra solstício significa "Sol quieto", pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas nos pontos onde aparece e se oculta. Dá origem aos dias mais longos e mais curtos do ano. É o instante em que começa o verão ou o inverno. É o ponto em que o sol está mais distante do Equador. Situam-se nos dias 22 ou 23 de junho para maior declinação boreal (solstício de inverno no hemisfério sul) e 22 ou 23 e dezembro para maior declinação austral (solstício de verão no hemisfério sul). No hemisfério norte ocorre o contrário.

      Era cristã – O calendário cristão é adotado no Ocidente a partir do século VI. No século X, a Era Cristã é oficializada pela Igreja romana e introduzida na Igreja bizantina. No final do século XIX, quando a contagem cronológica da história já está difundida e uniformizada, descobre-se um erro de cálculo. Segundo a moderna historiografia, Cristo nasce no ano 4 a.C.

    terça-feira, 6 de maio de 2014



    A aviação é uma paixão antiga minha. Um sonho que quero realizar, é de exercer a profissão de piloto. Com a Graça de Deus conseguirei um dia, no tempo certo, realizar esse sonho...

    segunda-feira, 5 de maio de 2014

    Fatos Maçonicos parta o dia 05 de Maio:

    1832 – FILIADAS e regularizadas no GO do BRASIL as LojasAmizade Fraternal”, de Praia Grande, Niterói, RJ, e “Filantropia e Liberdade”, de Porto Alegre RS.

    1870 – FALECIMENTO de CHARLES MCCUE, irlandês radicado no Canadá e membro da Loja ST. JOHN no. 68, em Ontário. Iniciado aos 18 anos, foi Maçom por 95 anos.

    1908 - FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FLORIANO PEIXOTO no. 870. Oriente de AIMORÉS MG. Obediência: G O E M G – Federada ao GOB – Reunião: Quarta-Feira. Rito: REAA.

    1909 – FUNDAÇÃO da GL de TAMAULIPAS, MÉXICO.

    Outros acontecimentos para o dia 05 de Maio:

    Dia Nacional das Comunicações -           
    A muitos anos atrás, o dia 5 de maio foi instituído como o Dia Nacional das Comunicações. Nessa data, em 1865, uma grande figura das telecomunicações brasileiras nascia em Mimoso, perto de Cuiabá (MT), doze dias antes da fundação da União Telegráfica Internacional, hoje União Internacional de Telecomunicações: o marechal Rondon. Rondon foi batizado com o nome de Cândido Mariano da Silva. Adolescente ainda, para não ser confundido com um homônimo de má reputação, passou a adotar o sobrenome Rondon.
     
    Morre Napoleão Bonaparte Napoleão Bonaparte morre em 5 de maio de 1821. Foi general de artilharia francesa e líder do Exército. Na Itália, venceu uma série de batalhas, adquirindo grande prestígio. Tornou-se ditador da França, com o título de Cônsul. Em 1814, os inimigos invadem a França e Napoleão é exilado na ilha de Elba.

    1494 - Cristovão Colombo descobre a ilha de Santiago, atualmente chamada Jamaica, durante sua segunda viagem à América.

    1672 - Nasce Pedro I "O Grande", czar da Rússia.

    1813 - Nasce Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês.

    1818 - Nasce Karl Marx, economista, filósofo e socialista alemão, em Treves, no sul da Prússia Renana. Em 1847, Marx e Engels publicam o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.

    1821 - Morre Napoleão Bonaparte, imperador da França.

    1859 - É firmado um tratado de navegação fluvial entre Brasil e Venezuela.

    1877 - Porfirio Díaz é proclamado presidente do México. Ele dá inícia à ditadura no País, que durou 35 anos.

    1890 - É promulgada a Lei do Sufrágio Universal na Espanha.

    1924 - Nasce Leopoldo Torre Nilsson, cineasta argentino.

    1925 - É promulgada a Lei do Sufrágio Universal no Japão.

    1928 - Antônio Delfim Neto, economista e político brasileiro, nasce em São Paulo. Foi Ministro da Fazenda do general Costa e Silva (1967-69), sendo reconduzido pelo general Médici (1969-74). No governo Geisel, foi embaixador do Brasil em Paris.

    1936 - As tropas italianas entram em Adis Abeba. Mussolini, então, declara que a Etiópia é território italiano.

    1944 - Gandhi é liberado, por motivos de saúde, após 21 meses de detenção.

    1948 - É declarada a independência do Estado de Israel, que logo teve que enfrentar uma guerra com todos os seus vizinhos.

    1949 - É firmado o Tratado de Londres, que dará origem ao Conselho da Europa. Os primeros participantes são Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, França, Reino Unido, Irlanda, Itália, Noruega e Suécia.

    1950 - O Arsenal de Marinha do Pará desapareceu com a criação da Base Naval de Val-de-Cans, que lhe herdou todo armazenamento das munições dos canhões. É uma parte da história da Força da Marinha na Amazônia (Brasil).

    1953 - Uma rebelião militar no Paraguai destitui o presidente Federico Chaves. Uma Junta de governo é nomeada.

    1961 - O astronauta norte-americano Alan Shepard realiza o primeiro vôo orbital, na cápsula Freedom-7.

    1971 - A Organização de Estados Americanos (OEA) concede ao violoncelista espanhol Pau Casals o título de Cidadão Honorário das Américas.

    1983 - O Instituto Pasteur de Paris consegue identificar o vírus da Aids.

    1989 - O presidente iraquiano, Saddam Hussein, sofre um atentado a bomba, mas não é ferido. Seu Ministro de DRedação Terrasa, Adnan Jairalá Talfah, morre no incidente.

    1990 - João Paulo II dá inicio a uma nova visita ao México. Dois dias depois, o México e o Vaticano restabelecem relações diplomáticas, após 130 anos de desentendimentos.

    1999 - Mireya Moscoso é proclamada presidente do Panamá, após sua vitória eleitoral.

    2000 - O presidente argentino, Fernando de la Rúa, enfrenta uma greve geral. 

    Curiosidades:

    5 de Maio) é o 125.º dia do ano no calendário gregoriano (126.º em anos bissextos). Faltam 240 dias para acabar o ano.
     
         
      
    Um tempo atrás, o História sem fim revelou que Napoleão Bonaparte era um cara romântico, que sempre escrevia cartas para a sua amada Josefina (apesar de ela nunca ter feito o tipo esposa fiel).  Sorte no front, azar no amor? Parece que a espada que o cara usava para conquistar as mulheres não era tão poderosa quanto a usada para desbravar territórios. Ao menos é o que sugere um legado curioso deixado pelo Imperador: seu pênis.
    Napoleão morreu em 5 de maio de 1821, na Ilha de Santa Helena. De acordo com historiadores, seu corpo passou por uma autópsia. Uma das versões é a de que o procedimento teria revelado que ele morrera de câncer no estômago. Mas essa não foi a única coisa revelada na ocasião. “Seus órgãos reprodutivos eram pequenos e aparentemente atrofiados. Dizem que ele ficara impotente algum tempo antes de morrer”, teria dito o Dr. C. MacLaurin.
    Como se não bastasse ter sido descrito como “pequeno”, a lenda afirma que o pênis de Napoleão fora cortado na ocasião. Segundo essa história, depois da autópsia o dito cujo teria caído nas mãos de um padre e desaparecido.

    Em 1971, 150 anos após o incidente, um órgão, apresentado como o pênis de Napoleão, apareceu no Christie’s Fine Arts Auctioneers, em Londres. Um visitante o descreveu como “um pequeno cavalo-marinho”, já que ela media cerca de 2,5 cm.
    Mas o que fazer com o pênis de Napoleão? Os caras decidiram leiloá-lo – e o lance inicial foi estipulado em 13.300 libras. Sem êxito nas vendas (porque, né?), o produto saiu do mercado. Em 1977, John Lattimer, urologista e professor de Urologia da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, adquiriu o membro por US$ 3800 e permaneceu com ele até sua morte, em 2007.
    O legado do professor Lattimer tinha outros pertences inusitados como um colar manchado com o sangue de Lincoln e uma ampola de cianeto de Hermann Göring. O membro napoleônico caiu nas mãos de familiares e a filha de Lattimer tentou vendê-lo por 100 mil dólares em 2011, segundo a TIME. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, Bonaparte permanece em sua cripta em Paris. Sem pênis.
    Fonte:O livro das listas, David Wallechinkky e Amy Wallac
     
    No período que esteve exilado em Santa Helena, Napoleão teve um caso com Albine Hélêne, mulher de um dos serviçais que o acompanhou no exílio. Em 1819, a jovem Albine abandonou a ilha com uma criança chamada Josephine, a qual o derrotado imperador reconheceu como sua filha. Curiosamente, antes de falecer, Napoleão pediu que seu coração fosse enviado à Maria Luísa. Entretanto, as autoridades britânicas não permitiram que este último e macabro gesto romântico fosse realizado.