quinta-feira, 8 de maio de 2014

Fatos Maçônicos para o dia 8 de maio:

1600 -  Pela primeira vez, a presença de um Maçom não operativo, John Boswell, na Lodge of Edimbourg.

1884 -  Nasce  Harry S. Truman, um maçom do Grau 33. (Lamar, 8 de maio de 1884Kansas City, 26 de dezembro de 1972) foi o 33º presidente dos Estados Unidos. O último running mate de Franklin D. Roosevelt em 1944, Truman chegou à presidência em 12 de abril de 1945 após a morte de Roosevelt. Em sua presidência, os EUA terminaram a Segunda Guerra Mundial; a tensão com a União Soviética cresceu após o conflito, iniciando a Guerra Fria.Harry S. Truman foi Maçom e seu maior cargo foi o Grão Mestre da Grande Loja de Missouri. Após ter sido presidente, já aposentado foi perguntado sobre o cargo e feito mais importante de sua vida: foi ser maçom e Grão Mestre.
-Foi minha primeira visita a um museu que registra vida e os feitos de um Presidente americano. A importância que o povo dispensa aos seus lideres e ex lideres, independente se foram bons, populares ou não , demonstra o patriotismo e a democracia. No caso de Truman, foi ele que autorizou o uso da bomba atômica contra o Japão.

1888 - Ir.'. Rodrigo Silva  Ministro da Agricultura, apresenta projeto extinguindo a escravidão, aprovado e transformado na Lei Áurea (1888) GO do Brasil libera uma verba  de 600$000 para alforria de uma escrava.

1983 - Fundado o GO Paulista (COMAB).

1993 - Fundado o Capítulo José Guimarães Gonçalves de Maçons do Real Arco, no Rio de Janeiro, que recebeu o nº 1 para o Brasil. Foi um dos três Capítulos responsáveis pela fundação do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.

 

Outros acontecimentos para o dia 8 de maio:

Dia da Cruz Vermelha Internacional -             
No campo de batalha de Solferino, no Norte da Itália, em junho de 1859, um homem de negócios suíço chamado Henry Dunant ficou profundamente impressionado com a visão de milhares de soldados feridos abandonados à própria sorte, em agonia por falta de assistência médica. Apelou então ali mesmo para a população local para o vir ajudar, insistindo que os soldados de ambos os lados deveriam ser tratados. Mas não ficou por ai.

DIA DA VITÓRIA ALIADA O dia 8 de maio ficou marcado na história como o dia em que as nações aliadas venceram o nazi-fascismo na II Guerra Mundial: o dia da vitória da democracia. Esse fato histórico é um marco para a humanidade inteira. Uniram-se países em defesa da liberdade. Uniram-se as sociedades para viverem livres e soberanas. Somaram esforços as nações democráticas do mundo.

Nasce Jean Henri Dunant Em 8 de maio de 1828, nasce Jean Henri Dunant, suíço preocupado com a solidariedade mundial. Foi o ganhador do primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, por ter fundado a Cruz Vermelha Internacional e criado a Convenção de Genebra. A Cruz Vermelha é uma organização que até hoje ajuda pessoas doentes no mundo inteiro.

1350 - É assinado o Tratado de Bretigny, que põe fim ao primeiro período da chamada Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

1627 - Sebastião Caboto descobre o Rio Paraná.

1686 - Isaac Newton termina o prefácio de sua obra Philosophiae Naturalis Principia Matematica.

1782 - Morre Marquês do Pombal, estadista português.

1790 - A Assembléia Nacional Francesa pede à
Academia de Ciências a formulação de um sistema decimal de pesos e medidas.

1797 - O francês Francis Noel Babeuf, precursor do comunismo, morre na guilhotina.

1828 - Nasce Jean Henri Dunant, suíço fundador da Cruz Vermelha Internacional, ganhador do primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901.

1863 - É estabelecida a Constituição Federal da Colômbia, que fica em vigor no país durante 23 anos.

1873 - Morre John Stuart Mill, filósofo e economista inglês.

1880 - Morre Gustave Flaubert, novelista francês.

1884 - Nasce Harry S. Truman, que foi presidente dos Estados Unidos.

1894 - Rafael Iglesias Castro toma posse do cargo de presidente da Costa Rica.

1899 - Nasce Friedrich von Hayek, economista austríaco.

1902 - O vulcão La Montagne Pelée entra em erupção na Martinica, causando a morte de 30 mil pessoas.

1903 - Nasce Fernando Costadin, ator cômico francês.

1906 - Nasce Roberto Rossellini, cineasta italiano.

1919 - É implantado nos Países Baixos o direito ao voto feminino.

1920 - Revolução no México: o presidente Carranza deixa a
capital.

1936 - Morre Oswald Spengler, filósofo e historiador alemão.

1941 - É proclamada a República na Grécia.

1943 - É criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em Hot Springs (EUA). O obejtivo é combater a fome no mundo.

1949 - As rádios A Voz da América e a BBC aumentam sua potência para chegar à URSS.

1951 - Um terremoto em El Salvador causa a morte de mais de mil pessoas.

1957 - O presidente norte-americano Dwight Eisenhower aceita a proposta soviética de criar uma zona parcialmente desmilitarizada na Europa.

1971 - Uma série de atentados antibritânicos ocorrem na Irlanda, após os acordos das facções do IRA.

1984 - A URSS se nega a participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Treze países seguem seu exemplo.

1988 - François Mitterrand é reeleito presidente da França.

1996 - A Assembléia Constituinte da África do Sul aprova a nova Constituição.

1999 - Morre Sir Dirk Bogarde, ator britânico.


Curiosidades:


Ano:2014
Década:2010
Século:XXI
Milênio:
(8 de Maio) é o 128.º dia do ano no calendário gregoriano (129.º em anos bissextos). Faltam 237 dias para acabar o ano.


Calendário lunissolar – Baseia-se no mês lunar, adequando-se o ano lunar às estações do ano (ano solar), por meio de intercalação periódica de um mês a mais. Diferença de 11 dias por ano. O começo do ano deve coincidir com o início de uma lunação.

 Ano civil – Compreende um número inteiro de dias (355 ou 366), o mais próximo do ano solar, para facilitar as atividades humanas.

Ano bissexto – Possui 366 dias, um a mais que o ano comum - encaixado no mês de fevereiro -, para corrigir a diferença de quase 6 horas (5h48m46s) que o ano solar tem a mais em relação ao ano civil. As 6 horas, no final do período de quatro anos, equivalem a 24 horas, ou seja, um dia. No calendário juliano acontecem anos bissextos a cada quatro anos. No calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares (que terminam em dois zeros, ou seja, o último ano de cada século), exceto aqueles que são divisíveis por 400.

 Ano cósmico – É o tempo gasto pelo Sol para dar uma volta ao redor do centro da Via Látea. Tem a duração aproximada de 225 milhões de anos.

 Mês – É o tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra, contado em números inteiros. Como a lunação não tem um número inteiro de dias, o mês lunar foi definido como tendo 29 ou 30 dias, para se aproximar da lunação, que é de 29,5 dias.
DomingoSol
SegundaLua
TerçaMarte
QuartaMercúrio
QuintaJúpiter
SextaVênus
SábadoSaturno
 Semana - Quanto ao nome “semana”, com que designamos o período em que a lua demora para completar um ciclo, nasceu da expressão latina septem mane, ou “sete manhãs”.
Os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação. Estes possíveis antecessores dos Babilónios basearam-se no seu sistema planetário. Escolheram o número sete baseado nos sete planetas conhecidos até então. Sete dias são igualmente adoração de cada uma das quatro fases da Lua. Desta forma se criou a semana como um período de sete dias.
- Os romanos davam aos dias da semana nomes em honra do sol, da lua e de vários planetas.
- Os atenienses não conhecem a semana, dividem o mês em três dezenas.
 Dia – Período de tempo (24 horas) equivalente ao que a Terra leva para dar uma volta em torno de seu próprio eixo (movimento de rotação). É o elemento mais antigo e fundamental do calendário. A Terra é dividida em 24 zonas de tempo que determinam os fusos horários. Cada fuso compreende (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso.

 Estações do ano – Em razão dos movimentos de rotação e translação, a Terra recebe quantidade diferente de luz ao longo do ano. Entre setembro e março, quando a inclinação do hemisfério norte a distancia do Sol, acontecem as estações do outono e inverno neste hemisfério, nas quais há menos de 12 horas diárias de luz solar. Durante o resto do ano, o hemisfério norte está mais inclinado para o Sol. Têm-se, então, as estações da primavera e verão, nas quais a luz solar dura mais de 12 horas diárias. No hemisfério sul ocorre o contrário.

Equinócio – A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, quando a duração do dia é a mesma da noite. Há uma intersecção da trajetória do Sol com a linha do Equador. Acontece aproximadamente nos dias 21 de março (equinócio de outono no hemisfério sul) e 23 de setembro (equinócio da primavera no hemisfério sul).

  Solstício – A palavra solstício significa "Sol quieto", pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas nos pontos onde aparece e se oculta. Dá origem aos dias mais longos e mais curtos do ano. É o instante em que começa o verão ou o inverno. É o ponto em que o sol está mais distante do Equador. Situam-se nos dias 22 ou 23 de junho para maior declinação boreal (solstício de inverno no hemisfério sul) e 22 ou 23 e dezembro para maior declinação austral (solstício de verão no hemisfério sul). No hemisfério norte ocorre o contrário.

  Era cristã – O calendário cristão é adotado no Ocidente a partir do século VI. No século X, a Era Cristã é oficializada pela Igreja romana e introduzida na Igreja bizantina. No final do século XIX, quando a contagem cronológica da história já está difundida e uniformizada, descobre-se um erro de cálculo. Segundo a moderna historiografia, Cristo nasce no ano 4 a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário