sábado, 19 de abril de 2014




Fatos Maçonicos para o dia 19 de Abril: 


1850 - Fundada a GL da Califórnia, F. & A. M., USA.
 
1787 - Fundada a GL de Maryland, A.F. & A. M., USA
 
1897 - LEO TAXIL confessa cinicamente em público que caluniara a Maçonaria por 12 anos "apenas para ganhar dinheiro dos crédulos". Os ditadores da Maçonaria, apesar da confissão, continuaram a usar suas mentiras. Algumas chagavam ao ridículo de declarar que nas sessões Maçônicas o diabo comparecia, na forma de um jacaré e tocava piano.
Quem foi Leo Taxil?
Talvez muitos maçons não saibam quem foi tal personagem, seu verdadeiro nome era Gabriel Antoine Jogand Pagès. Iniciado, logo depois foi expulso da Ordem como aprendiz. Por vingança ou por uma brincadeira sem precedentes, criou em sua imaginação uma ordem maçônica satânica de nome Paládio, que o objetivo principal era dominar o mundo.
Assim, o objetivo principal de Taxil era desmistificar tal ordem, por ele criada, revelando seus segredos e ações à sociedade. Taxil foi tão proeminente em sua encenação que a Igreja Católica apoiou Taxil, obtendo uma audiência com o Papa na Leão VIII em 1887.
Foi desta maneira que o Baphomet foi associado à maçonaria, e até hoje muitos religiosos ignorantes, com cultura apenas bíblica, acreditam que a maçonaria é satânica. Foi nesta conferência, conhecida como A Conferência de Leo Taxil, que Taxil revelou que tal ordem Paládio não existia, pondo fim a mentira.
Em 19 de abril de 1897, segunda-feira de Páscoa, tinha lugar o desenlace de uma curiosa e extravagante história. Para esse dia, Leo Taxil havia convocado uma grande assembleia na sala da Sociedade Geográfica de Paris, ao lado do Square de la Charité, onde, depois do sorteio de uma máquina de escrever, tinha lugar uma conferência com projeções sobre o culto paladista. Mas Taxil aproveitou a afluência para comunicar ao numeroso e atento público que havia conseguido a mais grandiosa mistificação dos novos tempos, pois Miss Vaughan jamais havia existido e vinha enganando a Igreja Católica a doze anos, de um modo formidável.
Toda a imprensa da época divulgou a conferência. Pois uma grande parte do numeroso público que compareceu para ouvir Taxil se compunha especialmente de representantes da imprensa de diversos países e ideologias. Também havia muitos sacerdotes, um grande número de senhoras e de livres-pensadores e franco-maçons. A Nunciatura enviou dois delegados; o Arcebispado também estava representado. O acesso à sala era gratuito, mas só se admitia a entrada com os convites pessoais que haviam sido enviados com um mês de antecedência.

Acontecimentos para 19 de Abril:
 

1792 - A Tiradentes foi proferida a seguinte sentença:
"Portanto condenam ao réu Ir.'.Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em lugar mais publico dela, será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma; e o seu corpo será dividido em quatro Quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, onde o réu teve suas infames práticas, e os mais, nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, tendo os seus bens aplicados para o Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica, será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique."
Dia Nacional do Índio - Urubu, sabiá, carioca, mandioca, abacaxi. Muitas palavras como estas, usadas no dia-a-dia, vêm do tupi, uma das línguas mais faladas pelos índios que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram aqui. Eram aproximadamente 3 milhões de nativos. Hoje, segundo a Funai, restam pouco mais de 260 mil, distribuídos em 128 reservas. Sua influência está presente não só na língua, mas em muitos outros aspectos da cultura brasileira. Poucos índios, no entanto, mantêm sua própria cultura. Continuam sendo dizimados pela mesma razão de sempre: a posse da terra.
O dia 19 de abril é um alerta em favor do respeito e da preservação dos povos indígenas.
 O Reichstag de BerlimO edifício do Reichstag, em Berlim, construído em 1894 por Paul Wallot em estilo renascentista, foi incediando em 1933 pelos nazistas e davastado na II Guerra Mundial. No dia 19 de abril de 1999, o prédio tinha finalizado sua reforma, e o Parlamento Alemão assumia a propriedade do local.

1588 - Morre Paolo Veronese, pintor italiano.

1648 - Os habitantes de Pernambuco (Brasil) se revoltam contra a invasão dos holandeses, com quem entram em grande conflito. Os brasileiros saem vencedores da batalha, chamada de Guararapes.

1775 - Batalha de Lexington: ocorre o primeiro choque entre forças inglesas e norte-americanas na guerra de independencia dos Estados Unidos.

1823 - A Catedral de Santa Fé, de Bogotá, recebe uma consagração na capital da Colômbia.

1863 - Venâncio Flores se rebela no Uruguai contra o governo de Bernardo Prudêncio Berro.

1881 - Morre Benjamin Disraeli, estadista britânico.

1882 - Morre Charles Darwin, naturalista britânico.

1883 - Nasce Getúlio Vargas, político brasileiro.

1898 - O governo dos Estados Unidos envia à Espanha um ultimato para o país abandonar a ilha de Cuba em 48 horas.

1904 - Os Estados Unidos somam agora 49 estados, com a incorporação a União de Arizona, Novo México, Oklahoma e o território dos índios.

1906 - Morre Pierre Curie, cientista francês, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1903.

1921 - Nasce Isaac Navon, político israelense.

1932 - Nasce Fernando Botero, pintor e escultor colombiano.

1936 - Nasce Wildfried Martens, político belga.

1937 - Nasce Joseph Estrada, ex-presidente filipino.

1941 - Nasce Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro.

1945 - Segunda Guerra Mundial: as tropas britânicas chegam às maragens do Rio Elba.

1949 - Os Estados Unidos destinam US$ 5,43 bilhões ao programa de ajuda à Europa.

1949 - Um terremoto no centro do Chile causa a morte de 58 pessoas e centenas de feridos.

1949 - Nasce Paloma Picasso, pintora francesa.

1970 - Miguel Pastrana Borrero é eleito presidente da Colômbia, mesmo após comícios rodeados de acusações de fraude.

1971 - O foguete espacial soviético Salyut I realiza a sua decolagem.

1972 - O Partido Liberal ganha as eleições na Colômbia.

1984 - O Papa João Paulo II, em razão do Ano Jubilar da Salvação, pede um estatuto social internacional assegurado a Jerusalém.

1987 - O presidente argentino, Raúl Alfonsín, põe fim à insurreição militar iniciada em 14 de abril em Córdoba.

1989 - Morre Daphne du Maurier, escritora britânica.

1991 - O povo de Porto Rico recebe o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras, por sua dRedação Terrasa exemplar do español, declarado único idioma oficial do país.

1993 - David Koresch e mais 85 pessoas, entre elas 17 crianças, morrem em um incêndio na fazenda de Monte Carmelo, (Texas, EUA).

1995 - 167 pessoas morrem, entre elas 19 crianças, em um atentado com um carro-bomba, que praticamente destruiu um edificio do governo de Oklahoma (EUA).

1997 - As Forças Democráticas Unidas (ODS) vencem, por maioria, as elecciones legislativas da Bulgária.

1999 - A cidade de Berlin reabre o edifício do Reichstag para abrigar o Parlamento Alemão. O prédio tinha sido incendiado pelos nazistas há 66 anos.
Curiosidades: 
Ano:2014
Década:2010
Século:XXI
Milênio:

(19 de Abril) é o 109.º dia do ano no calendário gregoriano (110.º em anos bissextos). Faltam 256 dias ara acabar o ano.

Curiosidades sobre os índios no Brasil

 
  • Atualmente, existem apenas dois estados brasileiros onde não vivem populações indígenas: o Piauí e o Rio Grande do Norte.
  • O número de etnias indígenas é maior do que o de línguas. Isso ocorre porque alguns povos indígenas deixaram de falar sua língua de origem em decorrência da violenta colonização que sofreram. Mas o fato de não falarem mais suas línguas originais não significa que deixaram de ser índios: eles se reconhecem e e devem ser reconhecidos como índios, com organizações sociais e culturas diferentes entre si e, ao mesmo tempo, distintas da sociedade não-indígena.
  • Hoje, muitos povos indígenas são bilíngues (geralmente falam o seu próprio idioma e o português) ou multilíngues (falam mais de duas línguas). Algumas comunidades estão aprendendo na escola a língua de seu povo, que estava deixando de ser utilizada, principalmente entre os mais jovens.
  • A população indígena tem crescido nos últimos anos, embora povos específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção. São mais de 230 povos, alguns deles com parte de sua população residindo em outros países.
  • Os povos indígenas estão espalhados por todo o território brasileiro e em países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu uso exclusivo. As chamadas Terras Indígenas somam, hoje, 650.
  • Muitas palavras que fazem parte do no nosso dia a dia têm origem indígena. Alguns exemplos são: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará.
  • Existem vários grupos lingüísticos indígenas no Brasil, cada um formado por diferentes línguas. Esses grupos, conhecidos como “famílias”, podem pertencer a dois “troncos linguísticos” principais: o Tupi (o maior e mais conhecido, encontrado em quase todo o território brasileiro) e o Macro-Jê (com cerca de 25 línguas, faladas no Centro-Oeste, na Região Sul, no Pará e na Amazônia meridional).
  • As famílias karib e aruák não constituem troncos, a cada uma delas é formada por várias línguas.

Fonte:
  • Instituto Socioambiental – http://www.socioambiental.org/
  • Cadernos da TV Escola ("Índios no Brasil", vol. 2), Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário